segunda-feira, 6 de julho de 2009

PR veta alterações à Lei do Segredo de Estado

-
Cavaco fala de "soluções normativas" que afectam o equilíbrio entre os poderes do Estado
Presidente da República veta alterações à Lei do Segredo de Estado

-
O Presidente da República vetou o diploma que altera a Lei do Segredo de Estado, considerando que o decreto continha soluções que "afectavam o equilíbrio que deve existir entre os poderes do Estado".
-
Num comunicado divulgado no site da Presidência da República, refere-se que o chefe de Estado considerou que o diploma continha "soluções normativas que, numa matéria tão sensível como esta, afectavam o equilíbrio que deve existir entre os poderes do Estado".
-
Este equilíbrio fica afectado, lê-se na nota, "ao atribuir a um órgão interno da Assembleia da República - que, para mais, deixaria de se configurar como um órgão independente - amplas faculdades na gestão das matérias classificadas como segredo de Estado, permitindo-lhe proceder oficiosamente à desclassificação de documentos que haviam sido classificados por titulares de outros órgãos de soberania".
-
Desta forma, é ainda referido, "ao sobrepor-se à avaliação política sobre o mérito de uma classificação de segurança feita por entidades como o Presidente da República, o presidente da Assembleia República, o primeiro-ministro ou os ministros, ficaria aquela comissão investida de competências que, no limite, poderiam afectar actividades de tal importância como sejam o comando supremo das Forças Armadas ou a condução da política internacional".
-
Notas do Papa Açordas: Finalmente o PR está representando bem o seu papel. Espero que trave o poder do Bloco central., pois esta Lei tinha sido aprovada com os votos do PS e PSD...A mesma receita para as leis que se seguem...
-
-

Sem comentários: