terça-feira, 28 de julho de 2009

Angola: Um país do faz-de-conta...

-
"A Capital" disse que José Eduardo dos Santos mete o "bedelho" em tudo
Semanário angolano processado por referências à actuação do Presidente

-
Eugénio Mateus, antigo jornalista do semanário angolano "A Capital", foi condenado a pena suspensa de três meses de prisão, numa acção movida pelo Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, Pereira Furtado, noticiou em Luanda o "Semanário Angolense".
-
Entretanto, o director de "A Capital", Tandala Francisco, foi chamado à Direcção Nacional de Investigação Criminal (DNIC), para prestar declarações no âmbito de um processo intentado pela Procuradoria-Geral da República sendo acusado de "abuso de imprensa".
-
Em Abril último, o jornal publicara duas breves notas a sugerir que o Presidente José Eduardo dos Santos não deveria ser dissociado dos actos menos conseguidos do seu Governo.
-
Numa dessas notas, "A Capital" disse mesmo que o Chefe do Estado "tem as impressões digitais em tudo o que acontece, pois nada se aprova em Angola, sem que o 'mais velho' ponha o seu bedelho, mesmo em assuntos que ultrapassem o seu domínio".
-
Na outra, o jornal afirmou que o Presidente "pode falar o que bem lhe recomendar a pura gana, mal acorda, mas não pode tomar a todos como mentecaptos".
-
A procuradoria-geral entendeu que, em ambos os casos, houve abuso da liberdade de imprensa e atentado à honra do chefe do Estado, tendo levado particularmente a mal o recurso a expressões como "bedelho" e "inocentezinho".
-
Notas do Papa Açordas: Angola tem tudo para ser um grande país, mas não passa de uma grande ditadura. Senão vejamos: José Eduardo dos Santos, com as comissões que recebeu e recebe, tem uma das maiores fortunas a nível mundial, enquanto o povo não tem para comer. O povo vive miserávelmente, habitando em barracas, sem água, luz e esgotos... Um dos piores rendimentos "per capita", uma educação pior que a do tempo colonial, uma corrupção altíssima, uma saúde do quarto ou quinto mundo... Liberdade de Imprensa inexistente... Prendem-se jornalistas pela liberdade de expressão... Ah, a cólera é senhora e raínha...
-

Sem comentários: