terça-feira, 2 de novembro de 2010

PSD diz que Sócrates “vai passar pela vergonha de ser demitido”

-
José Pedro Aguiar Branco, deputado do PSD, acredita que o primeiro-ministro vai ser responsabilizado pelas suas políticas. “Vai ter de passar pela vergonha de ser demitido. Porque os portugueses e o país o vão considerar culpado”, rematou Aguiar Branco, no final de um discurso dominado pela questão da “culpa” da actual situação de crise.
-
Numa intervenção que reiniciou o debate parlamentar do Orçamento do Estado, ao início da tarde, o antigo líder parlamentar do PSD apontou o dedo directamente a Sócrates. “E porque a culpa é sua, o senhor primeiro-ministro não tem direito de ir embora pelo seu próprio pé quando quiser, como quiser, culpando este e aquele”, disse, tendo acusado Sócrates de responsabilizar sempre “os outros” pela crise.
-
A culpa, frisou, “já foi dos ataques especulativos sobre o euro, (…) do euro por ter resistido aos ataques especulativos” (…), “das agências de rating que tinham o hábito de assustar os mercados, (…) “já foi dos mercados (…), já foi do Presidente da República que não dava confiança à economia (…), já foi dos jornalistas que tinham por hábito ouvir o Presidente da República”. José Pedro Aguiar Branco prosseguiu: “A culpa, pasme-se, foi até da dra. Manuela Ferreira Leite porque não sabia ou não queria dançar o tango (…). Já foi da Irlanda … mas ultimamente tem sido dos gregos”.
-
Ao tom irónico – mas duro – de Aguiar Branco, o PS respondeu com fortes críticas de incoerência. “Este discurso é completamente incongruente com a vontade do PSD de viabilizar. Se a avaliação é esta, então a consequência era não votarem o Orçamento e abrir uma crise política”, disparou Francisco Assis, líder da bancada socialista. Para Assis, o discurso de Aguiar Branco foi um "exercício de suprema hipocrisia do PSD”.
-
Notas do Papa Açordas: Oxalá essa demissão fosse já hoje!... Só um irresponsável admite que este (des)governo irá até ao fim do mandato...
-

Sem comentários: