segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Para proteger Espanha, a UE dá como certa a ajuda à Irlanda e a Portugal

-
Pressão feita no fim-de-semana sobre governo de Dublin seguirá depois para Lisboa. A preocupação central é defender o euro
-
Primeiro, a Irlanda - depois, Portugal. Perante a ameaça de contágio da crise da dívida soberana a Espanha, que poria em risco toda a zona euro, a União Europeia dá neste momento como certa a ajuda financeira a Portugal e à Irlanda, apurou o i junto de fontes de Bruxelas. Nos últimos dois dias, o governo de Dublin foi encorajado por responsáveis europeus a aceitar ajuda do Fundo Europeu e apoio técnico do Fundo Monetário Internacional (FMI) para estancar a pressão recorde dos mercados. Até ao Conselho Europeu, a realizar em Dezembro - ou mesmo nos dois dias do Conselho -, a mesma pressão deverá ser feita sobre o governo de José Sócrates.
-
"A expectativa em Bruxelas é de que Portugal terá mesmo de pedir ajuda", aponta ao i uma fonte comunitária, que preferiu o anonimato. "Os governos de Dublin e Lisboa resistem por razões políticas internas, mas para a União Europeia é muito mais do que isso o que está em jogo: é a defesa do euro".
-
A preocupação central chama-se Espanha (faça zoom na página 20). As autoridades europeias (Comissão Europeia e Banco Central Europeu) ficaram em alerta total na semana passada quando a pressão recorde sobre os juros da dívida soberana da Irlanda e de Portugal - países pequenos no contexto europeu, cujo resgate financeiro é acomodável pelo fundo europeu criado em Maio - começou a alastrar à quarta maior economia da zona euro.
-
Notas do Papa Açordas: Não há acordo que nos valha... Sócrates bem tenta levar o PSD para o governo, para repartir as culpas, mas não tem tido êxito... Esperemos as cenas dos próximos capítulos...
-

Sem comentários: