terça-feira, 2 de novembro de 2010

Face Oculta. Estado quer 5,6 milhões de euros do processo

-
De automóveis a centros de mesa, telefones, computadores garrafas de uísque e dinheiro. Tudo a favor do Estado
-
Armando Vara tem de devolver um estojo com decantador Herdade da Prata no valor de 685 euros, uma caneta Montblanc e um relógio com um valor global de 1500 euros. Além disto, terá de devolver mais 25 mil euros. Isto, se o tribunal der como provado que este dinheiro e os objectos descritos são recompensas dadas ou prometidas.
-
Este pedido está incluído na acusação do Caso Face Oculta conhecida esta semana e junta presentes, dinheiro recebido indevidamente e proveniente de crimes num valor total de 5 652,534 euros que podem vir a reverter a favor do Estado.
-
Em caso de condenação, também o antigo presidente das Rede Energética Nacional (REN), José Penedos, vai ter de entregar um centro de mesa Grand Lagoon que vale 1433 euros, uma fruteira com um valor de 1898 euros, uma jarra em prata de 1689 euros, uma caneta Dupont que custa cerca de 260 euros e um cantil D. João II que vale 330 euros. Ao filho, Paulo Penedos, o tribunal pede apenas a devolução de uma jarra Kimono, mas em contrapartida terá, se a acusação se provar, de restituir cerca de 1,5 milhões de euros: uma das maiores quantias pedidas no processo. O principal arguido, Manuel Godinho só tem contabilizado, para já, um pagamento de 105 mil euros.
-
Notas do Papa Açordas: E o camarada Sócrates, não terá de devolver nada? Pelo que consta, o seu nome estava incluído na lista de prendas de Manuel Godinho!...
-

Sem comentários: