quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Oposição diz que previsões da OCDE apontam caminho da recessão

-
Os partidos da oposição consideraram hoje que as previsões da OCDE sobre o desemprego mostram que as políticas presentes no Orçamento do Estado para 2011 vão contribuir para a recessão económica e por isso promover mais desemprego.
-
Em reacção aos números, o deputado do Bloco de Esquerda, Heitor de Sousa diz que são dados que “confirmam as piores perspectivas de recessão do país" e que Portugal tem vivido em "divergência face à União Europeia no seu conjunto." Diz o deputado que "esta divergência tem-se vindo a acentuar com o governo do PS". Tendo em conta as previsões macroeconómicas do governo para o próximo ano, o BE diz que "é de lamentar que o governo perante esta perspectiva da OCDE “continue com o discurso irrealista” e com políticas que “não favorecem o crescimento económico.
-
”Já o líder da bancada parlamentar do CDS, Pedro Mota Soares, argumenta que este Orçamento do Estado vai continuar com as políticas que vão conduzir o país à “recessão” e que estas políticas que não incentivam as pequenas e médias empresas não favorecem a criação de emprego.
-
Já o PSD recusou comentar hoje os dados da OCDE. Depois da reunião do grupo parlamentar esta manhã, o líder da bancada parlamentar, Miguel Macedo, recusou fazer declarações sobre o assunto.
-
Por seu turno, o PCP diz que "o governo está a tapar o sol com a peneira" e que por mais que o ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, e o secretário Estado do emprego, Valter Lemos, com a sua "inefável tranquilidade" tentem ser optimistas, "nada do que o governo diz é verdade". O deputado do PCP, Honório Novo coloca ainda em causa não só as previsões do governo para o próximo ano como também as de crescimento.
-
De acordo com os dados da OCDE, o desemprego em Portugal vai aumentar para os 11,4 % no próximo ano, abrandando para os 11,1 % no ano seguinte, prevê a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico.
-
Notas do Papa Açordas: Mais uma boa prestação do (des)governo e do seu querido líder José "Kim Il" Sócrates... Com ele a governar, teremos um país cor de rosa, com os piores indices económicos... É só a fartar!...
-

Sem comentários: