quarta-feira, 23 de junho de 2010

Sócrates arguido em processo de difamação

-
Assembleia da República
Sócrates arguido em processo de difamação

-
Uma acusação particular de Manuela Moura Guedes fez chegar ao Parlamento um pedido do Tribunal de Instrução Criminal para autorização do depoimento do primeiro-ministro.
-
A Comissão de Ética da Assembleia da República vai hoje discutir e elaborar um relatório em resposta ao pedido do Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa para autorização de depoimento do primeiro-ministro, José Sócrates, como arguido num processo por difamação e injúrias através da comunicação social, que lhe foi movido por Manuela Moura Guedes.
-
A acusação por difamação e injúrias através da comunicação social é feita no âmbito do processo movido contra o primeiro-ministro pela jornalista da TVI, depois de José Sócrates ter considerado que o tipo de jornalismo que Moura Guedes praticava no Jornal de Sexta na TVI era uma "caça ao homem" e não jornalismo.
-
Estas acusações foram pronunciadas por José Sócrates numa entrevista dada a José Alberto Carvalho e Judite de Sousa, na RTP 1, a 22 de Abril de 2009.Nessa entrevista, José Sócrates acusou o Jornal de Sexta da TVI, apresentado por Manuela Moura Guedes, como "um telejornal travestido, um espaço noticioso que tem como único objectivo o ataque pessoal, feito de ódio e perseguição pessoal".
-
O pedido entrou anteontem na Comissão de Ética, enviado pelo gabinete do presidente da Assembleia da República, mas apenas hoje será distribuído aos deputados. É aos deputados que compete decidir se o primeiro-ministro deve ou não responder como arguido e para tal suspender as suas funções temporariamente, isto de acordo com o artigo 196.º da Constituição, que prevê no ponto dois que, "movido procedimento criminal contra algum membro do Governo, e acusado este definitivamente, a Assembleia da República decidirá se o membro do Governo deve ou não ser suspenso para efeito do seguimento do processo".
-
Notas do Papa Açordas: Tenho quase a certeza que PS e PSD vão inviabilizar todo este processo , não autorizando o depoimento de tão sinistra personagem... Já o meu avô dizia que: "LOBO NÃO COME LOBO"...
-

1 comentário:

Marreta disse...

Coitado do homem, já está tão massacrado com difamações e ainda lhe vão arranjar mais um processo...

Saudações do Marreta.