quinta-feira, 3 de junho de 2010

Auditoria do TC arrasa SUCH

-
Auditoria do TC arrasa Serviço de Utilização dos Hospitais
-
O Tribunal de Contas (TC) fez uma auditoria ao Serviço de Utilização Comum dos Hospitais (SUCH) cujas conclusões são arrasadoras para esta entidade.
-
Num relato ainda em fase de contraditório, os juízes notam que as remunerações pagas aos membros do conselho de administração aumentaram "50,2 por cento entre 2006-2008" (mais de 1,3 milhões de euros) face ao triénio anterior e que três directores comerciais receberam prémios no valor de 129.750 euros porque alcançaram objectivos de cobrança de dívida. "Um despesismo injustificado que não contribui para a sustentabilidade do Sistema Nacional de Saúde (SNS)", consideram os juízes.
-
O TC nota ainda que foram atribuídas 25 viaturas a membros do conselho de de administração e colaboradores "para fins não exclusivamente profissionais" e questiona o facto de os abonos de despesas de representação estarem incluídos nas remunerações mensais e, como tal, serem pagos 14 vezes por ano.
-
No documento a que o PÚBLICO teve acesso, os juízes recomendam mesmo ao primeiro-ministro que pondere a manutenção do estatuto de utilidade pública da associação e sugerem à ministra da Saúde que proponha a revisão de todas as componentes remuneratórias dos órgãos sociais.
-
"O SUCH não tem contribuído para o funcionamento eficiente dos seus associados maioritariamente públicos e, consequentemente, para a sustentabilidade do SNS, designadamente por apresentar custos de estruturas injustificados face às restrições orçamentais impostas aos associados", refere. As adjudicações "nem sempre se basearam em critérios de eficiência, mas sim na possibilidade de adjudicação sem concurso prévio", acrescentam os juízes, que destacam a existência de contratos públicos efectuados por entidades privadas.
-
Notas do Papa Açordas: Sendo: "O SUCH uma associação de utilidade pública administrativa (sem fins lucrativos) que visa "promover a redução de custos e o aumento da qualidade e eficiência da prestação de serviços por parte dos seus associados e do Sistema Nacional de Saúde", não se compreende que as remunerações do conselho de administração aumentaram "50,2 por cento entre 2006-2008"... É um roubo descarado! Digno dos boys socratianos...
-

4 comentários:

Anónimo disse...

Está visto que vão ser sempre os mesmos a pagar a factura

Anónimo disse...

Triste é trabalhar a mais de dez anos para receber 670€ e esses senhores aumentam o ordenado quando querem, vão mas é trabalhar que é o que vos faz falta.
Um funcionário triste com o such.

Anónimo disse...

triste mesmo, os funcionários que ganham o dinheiro, recebem uma bagatela, os senhores e senhoras que estão com o rabiosque sentado a enviar e-mail´s porno ganham o mel!! farto deste SUCH!! Serviço para Utilidade de Chulos e Hospitais!!! mais um funcionario farto!!

Anónimo disse...

Estamos perante mais uma situação flagrante de irresponsablidade, de imoralidade e falta de ética, uma vez que nos ultimos anos os funcionários que estão no terreno a trabalhar apesar dos salários baixos não tem tido alterações salariais. Contudo a administração sem quaisquer escrupúlos tem aumentos e mordomías muito acima do razoável.