terça-feira, 29 de junho de 2010

Quando não se sabe governar, aumentam-se os impostos

-
Sócrates é recordista europeu da subida dos impostos sobre trabalho
-
Primeiro governo PS foi responsável por mais de metade da subida. Portugal lidera na Europa
-
O primeiro governo de José Sócrates foi responsável pela maior subida de impostos sobre o trabalho dos últimos 13 anos em Portugal, e também em comparação com os países da União Europeia (UE). A tendência deve ser reforçada nos próximos anos, tendo em conta o aumento do IRS que este governo do PS inscreveu no Programa de Estabilidade e Crescimento, mas que entretanto está a ser questionada por Cavaco Silva.
-
Os primeiros quatro anos socialistas (2005/08) foram responsáveis por mais de metade da subida da carga fiscal implícita sobre os rendimentos do trabalho desde 1995, mostram dados do Eurostat. Esta subida foi determinante para que as Finanças realizassem um dos maiores ajustamentos orçamentais de que há memória, reduzindo o défice de 6,1% do produto interno bruto (PIB) em 2005 para 2,8% em 2008. Segundo a instituição europeia, em média, cerca de 29,6% dos rendimentos do trabalho dos portugueses (patrões e trabalhadores) vão para o Estado, um valor que ainda assim está abaixo da média europeia, de 36,5%.
-
Desde 1995, esta taxa implícita sobre o trabalho (traduz a receita fiscal agregada decorrente da base de incidência de imposto potencial) avançou 3,1 pontos percentuais; desde 2000, a subida já ia em 2,7 pontos, a segunda maior da Europa, depois da de Chipre. Os especialistas da CE entendem por impostos sobre o trabalho o somatório das contribuições para a Segurança Social e o IRS. "Em média, cerca de dois terços da taxa fiscal implícita sobre o trabalho são custos não salariais pagos por empregadores e empregados", explicam. Quanto mais impostos sobre empregadores, maior pressão existe para reduzir salários.
-
Notas do Papa Açordas: Pois é, quando se é incompetente e não se percebe nada da governação de um país, aumentam-se os impostos. É isto que este sujeito, sistemáticamente, tem feito! Certamente que vai ficar na História como o pior primeiro-ministro de todos os tempos!...
-

Sem comentários: