quarta-feira, 12 de março de 2008

Perante os fortes o Governo é fraco...Parabéns à Anadia...

Governo pode reabrir urgências em Anadia
-
Populações de Anadia e concelhos limítrofes podem estar a poucos dias de ver reabrir serviço de urgências do Hospital
-
*O Governo poderá estar a um passo de chegar a acordo com a Câmara de Anadia para pôr termo ao polémico encerramento das urgências do hospital local, que motivou já 19 manifestações na Bairrada e fomentou protestos noutros pontos do país. A ministra da Saúde, Ana Jorge, reuniu, anteontem, com o presidente da autarquia, Litério Marques, e apresentou uma solução que prevê cedências de ambas as partes. A proposta, conforme revelou ao JN fonte ministerial, poderá passar pela reabertura das urgências entre as 8 e as 24 horas e a troca da actual ambulância de suporte básico de vida por uma de suporte imediato de vida, para cobrir ocorrências nocturnas.
-
Ao JN, fonte oficial do Ministério da Saúde confirmou a reunião com o autarca de Anadia, ocorrida "a pedido da senhora ministra", mas recusou pormenores, assim como revelar se este recuo do Governo é extensivo a outros casos de urgências encerradas pelo Executivo de José Sócrates.
-
Litério, apesar de instado pelo JN a revelar o conteúdo da conversa, foi parco em palavras "Confirmo a reunião, da qual saí com a ideia de que há uma forte possibilidade de chegarmos a acordo. Gostei da postura dialogante e sensível da senhora ministra".
-
No final da reunião de anteontem, ficou combinado que cada uma das partes iria estudar as propostas apresentadas e voltar a reunir, brevemente, para selar já um eventual acordo. O JN sabe que o presidente da Câmara não ficou agradado com a hipótese de ter as urgências fechadas durante a noite. Contudo, "para não complicar politicamente a vida da ministra, admite a possibilidade de abrir mão dessa exigência", disse ao JN uma fonte médica.
-
Litério Marques terá explicado a Ana Jorge que, após o fecho das urgências, o hospital viu-se obrigado a criar um serviço interno próprio, com uma escala médica 24 horas por dia, para apoio permanente aos acamados. "Dinheiro esbanjado", na opinião do autarca, "uma vez que com as urgências abertas, os médicos, com um só ordenado, davam apoio aos dois lados".
-
Ontem, no Parlamento, onde esteve pela primeira vez a responder aos deputados, Ana Jorge sublinhou a palavra diálogo. "Dinamizar o diálogo com as autarquias, com as comunidades, com as pessoas", assegurou. "Estarei sempre disponível para esse diálogo, em nome da necessidade de explicar medidas e encontrar alternativas", acrescentou numa declaração que foi lida como uma tentativa de suavizar o tom crispado que era associado ao seu antecessor. A abertura de "serviços de urgência básica" e "a melhoria de serviços existentes" são as suas prioridades. Por isso, levou o anúncio da próxima abertura da urgência do centro de saúde de Estremoz, a 30 de Março, revelando que "seguir-se-ão vários outros num calendário pautado pelo ritmo das obras e dos processos de reequipamento que lhes estão associados".
-
Amanhã, o Tribunal Administrativo de Viseu vai dar início à audição das testemunhas arroladas pela Câmara de Anadia no âmbito da providência cautelar interposta para tentar travar o fecho das urgências. (Jornal de Notícias)
-
Nota do Papa Açordas: O sr. Sócrates não aguentou com 19 manifestações das gentes de Anadia contra o fecho das urgências, tanto assim, que agora vem dizer que as urgências podem vir a ser reabertas... Ainda há dias aqui se escrevia que era preciso perseverança e manifestação para frente! Este governo contra os fortes é tremendamente fraco e mais uma vez ficou provado...

1 comentário:

osátiro disse...

De acordo, parabéns à Anadia e à sua perseverança.
Mas é preciso faxer barulho para o governo governar bem?