quinta-feira, 6 de março de 2008

A manipulação das estatísticas...

CHUVA DE ESTATÍSTICAS E DE MEDIDAS
-
O governo reagiu à vaga de crimes com estatísticas e medidas, num dia antecipou a divulgação de estatísticas sobre a criminalidade e no outro anunciou quinze medidas para combater a criminalidade, isto é, num dia tentou dizer que não havia razões para alarme para logo a seguir reagir como se estivéssemos perante uma situação de crise.
-
No que se refere às estatística é bom dizer que estas nem a realidade estatística traduzem, para que assim fosse seria necessário que os responsáveis fizessem uma estimativa do número de cidadãos que tendo sido vítimas de crimes, mesmo de crimes violentos segundo a tipologia adoptada, que não apresentam qualquer queixa. A verdade é que se generalizou nos cidadãos a ideia de que as queixas apenas servem para fins estatísticos, o que não deverá andar longe da verdade.
-
Por outro lado, estas estatísticas são mal feitas porque metem no mesmo saco realidades diferentes, por exemplo, o homem que mata o vizinho na aldeia porque este usou a sua água não gera a insegurança que gera um assassínio a tiro como sucedeu em Loures, um é um problema de segurança o outro não é. Tentar misturar realidades diferentes e usar o resultado agregado para concluir que há mais segurança é uma mentira premeditada e irresponsável. É pura propaganda. (O Jumento)
-
Nota do Papa Açordas: Concordamos plenamente com a análise que O JUMENTO faz às estatísticas da criminalidade, mas esqueceu-se de focar que, desde o ano passado, as queixas apresentadas nas esquadras passaram a ser pagas, motivo que leva muita gente a não apresentar qualquer queixa. Preferem apenas ser roubadas uma só vez...

1 comentário:

Tiago R Cardoso disse...

As estatísticas até não são mal feitas, são é interpretadas de maneiras diferentes, vai depender é de quem as lê, é a famosa teoria do copo meio cheio ou meio vazio, enfim é o que temos de aturar.