quarta-feira, 19 de março de 2008

Baixar taxas para quem é isento?


Sócrates anunciou redução de 50 por cento das taxas moderadoras da Saúde para utentes com mais de 65 anos.
Santana questionou Governo sobre medida e obrigou primeiro-ministro a admitir que medida só abrange 20 por cento dos idosos. 80% já estão isentos
-
Santana Lopes acusou José Sócrates, esta quarta-feira, na Assembleia da República, de anunciar medidas «para quem já está isento». O primeiro-ministro revelou, no debate quinzenal, a proposta de redução em 50 por cento das taxas moderadoras da Saúde, para idosos com mais de 65 anos.
-
A medida vai custar aos cofres do Estado cinco milhões de euros e abrange, segundo o próprio Sócrates, apenas 20 por cento dos idosos, uma vez que 80 por cento já estão isentos do pagamento de taxas.
-
«Era aí que eu queria que chegasse. Veio anunciar uma medida para 80 por cento de idosos que já estão isentos!», disse Santana Lopes. O primeiro-ministro teve dificuldade em responder, tendo em conta a ovação dos deputados do PSD, mas argumentou dizendo que para o PSD, os 20 por cento de idosos que vão ser beneficiados «não interessam nada».
-
Mais tarde o primeiro-ministro acusou toda a direita, uma vez que também Paulo Portas salientou as isenções já existentes, de não querer saber dos 20 por cento de beneficiados, cerca de 350 mil idosos que vão pagar menos.
-
O PSD questionou também o Governo sobre o timing da medida, afirmando que o anúncio do governo está colado à época de eleições. «Deve ser da Páscoa, não pode lembrar-se antes», ironizou Santana. Sócrates retorquiu e esclareceu que o Governo só agora reduz as taxas moderadoras, uma vez que só agora as «contas públicas estão em ordem». (Portugal Diário)
-
Nota do Papa Açordas: Foi hilariante a cena entre Santana Lopes e Sócrates, com este a admitir que 80 por cento dos idosos já estavam isentos de taxas moderadoras. Foi a preocupação de apresentar uma medida nova que levou Sócrates a uma trapalhada tão grande. E estas trapalhadas costumam-se pagar em eleições...Oxalá assim aconteça...

3 comentários:

Anónimo disse...

Eles baixar, baixam tudo ... o problema depois é que vem o Fisco e leva ... vem o capital e leva ... e agora até os gajos das farmácias nos querem impingir medicamentos a crédito ...

Aproveito para lhe desejar uma Santa Páscoa.

Abrenúncio disse...

Umas amêndoas para o povinho em época própria já a pensar em sacar votos nas próximas eleiçoes.
Saudações do Marreta.

Tiago R Cardoso disse...

Vi, foi uma boa armadilha, e Sócrates habituado a ganhar e arrasar a oposição foi demasiado altivo, dai a queda.