sábado, 8 de março de 2008

II Congresso das Açordas, em Portel

Abriu ontem e prolonga-se até domingo o II Congresso das Açordas, em Portel. A iniciativa pretende contribuir para a reflexão e debate sobre o património gastronómico do Alentejo, para a importância da manutenção da autenticidade na gastronomia e o seu papel num mundo cada vez mais globalizado.

"Numa região em que o turismo se assume como um vector determinante para um desenvolvimento sustentável, é importante divulgar e valorizar um dos pratos mais emblemáticos alentejanos e portugueses - a açorda", afirmou o presidente da Câmara Municipal, Norberto Patinho.

O congresso integrará uma vertente gastronómica e cultural, com a realização da Feira Gastronómica e de Produtos Regionais e diversas iniciativas culturais. Ainda segundo o autarca, esta iniciativa pretende igualmente assumir-se como um fórum de referência, onde os profissionais e especialistas das diferentes áreas em torno desta importante realidade, irão contribuir para uma melhor compreensão da relação entre gastronomia/tradição/evolução e gastronomia/turismo. (Público)

Nota do Papa Açordas: Sendo a açorda um dos principais pratos da gastronomia alentejana, é natural o aparecimento de um congresso das açordas, neste caso, já o II. Lamentamos não poder estar presente, mas para o ano lá estaremos.

Sem comentários: