sábado, 5 de janeiro de 2008

"O leitão da Bairrada está em risco"

Grande parte das explorações de leitão da Bairrada em risco de desaparecer

O alerta é feito pelo presidente da Câmara Municipal de Anadia, Litério Marques, que se mostra preocupado com o futuro de dezenas de explorações pecuárias de dimensão familiar do concelho, advertindo que, em alguns casos, o leitão que é confeccionado na região, é já importado de Espanha ou da Europa Central.
-
A preocupação decorre do facto de as pequenas unidades estarem impossibilitadas de proceder ao devido licenciamento, por força das exigências do PDM (Plano Director Municipal), correndo o risco de terem que cessar a actividade. Para permitir que o famoso leitão da Bairrada, enquanto produto acabado, continue a manter as suas características tradicionais urge "criar um regime de excepção" para as explorações pecuárias locais.
-
"São explorações pequenas, com dezenas de anos, algumas até anteriores ao PDM", sublinha o autarca de Anadia, a propósito do quadro de produtores dos suínos que chegam, depois, aos assadores e estabelecimentosw de restauração, e que podem vir a ficar privados de manter a actividade. Tudo poraue "há uma directiva comunitária que obriga a que todas as explorações estejam licenciadas" - só que, no caso da Anadia, isso não pode acontecer.
-
Apesar de, segundo Litério Marques, "muitos dos proprietários terem vindo a tentar a legalização", o processo acaba, depois, por esbarrar no PDM. É que, práticamente, todas as explorações se encontram instaladas em aglomerados urbanos, enquanto o PDM estipula que as unidades de pecuária distem um quilómetro das zonas de habitação. E a sua deslocação para áreas rurais também parece ser praticamente impossível". O problema é que Anadia está coberta com uma grande zona de Reserva Ecológica Nacional", justifica o autarca.
-
Perante este quadro, Litério Marques defende a criação de um regime de excepção, por parte do Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, para os produtores de pecuária da região da Bairrada, que viabilize a sua manutenção em actividade. De outra forma, "desaparece o leitão tradicional, acabando por ser substituído por leitão que chega de Espanha ou da Europa Central, tirando todas as características ao produto final", vaticina o autarca de Anadia, uma vez que às pequenas explorações restará cessar a actividade. ( Público)
-
-
Nota do Papa Açordas: Hoje fecham-se as urgências do Hospital, amanhã proíbem-se os leitões da Bairrada...o governo está com "speed"...

4 comentários:

Tiago R Cardoso disse...

O mais extraordinário é estes licenciamentos esbarrarem no PDM, enquanto outros que constroem por tudo quanto é lado, simplesmente atropelam esse PDM, enfim...

Abrenúncio disse...

Está com speed há muito tempo. Há tempo demais. Acho até que é altura de lhe ministrarmos uns drunfes.
Saudações do Marreta.

Anónimo disse...

quanto ao hospital o amigo litério assim que soube que as urgencias eram para fechar, tratou mais alguns amigos criar uma sociedade para a construção de 1 estrutura de saude a construir na anadia (daí a tanga do PDM e do leitão),

agora está do lado do povo,

quando o seu hospital e dos seus pares abrir o

povo vai estar do lado dele (a pagar-lhe)

Anónimo disse...

3 The explanation why The Samsung fifty-two Ln52a750 The treatment of
anxiety Star In your home Entertainment Product

Also visit my homepage - eurocasino