sábado, 5 de janeiro de 2008

Livro de Reclamações

Livro de Reclamações passa a ser obrigatório em todos os fornecedores de bens ou prestadores de serviços

O alargamento do livro de reclamações a todos os fornecedores de bens ou prestadores de serviços, de carácter fixo, entra hoje em vigor, adicionando novas áreas, como os notários privados, à lista dos estabelecimentos com livro de reclamações.O decreto-lei, publicado em Novembro em “Diário da República”, alarga a obrigatoriedade de existência do livro de reclamações a todos os fornecedores de bens ou prestadores de serviços que se encontrem instalados com carácter fixo ou permanente e tenham contacto com o público.
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Foram assim adicionados novos serviços à lista legal dos estabelecimentos sujeitos à obrigação de possuírem e disponibilizarem o livro de reclamações, passando essa lista a ser enunciativa e não taxativa.
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Passam a constar desta lista os estabelecimentos de reparação de bens pessoais e domésticos, os estabelecimentos notariais privados, os estabelecimentos das empresas de promoção imobiliária, as empresas de ocupação ou actividades de tempos livres e as clínicas veterinárias.
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Reclamações têm crescido
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Este alargamento do âmbito do Livro de Reclamações deve-se ao sucesso que este meio de queixa tem tido junto dos consumidores desde que foi criado, em Setembro de 2005.De acordo com os dados compilados pela Direcção-Geral do Consumidor, foram registadas mais de 47 mil queixas nos Livros de Reclamações no primeiro semestre de 2007, tendo a maioria (32 mil) sido encaminhadas para a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE).
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Dados concedidos pela Secretaria de Estado da Defesa do Consumidor revelam que as reclamações enviadas para a ASAE aumentaram 33 por cento face às recebidas no segundo semestre de 2006.
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Criado a 15 de Setembro de 2005, o livro de reclamações aplicava-se apenas aos serviços e organismos da administração pública em que fosse efectuado atendimento público, nos estabelecimentos de restauração e bebidas, nos empreendimentos turísticos, estabelecimentos termais e em unidades de saúde privadas.(Público)
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Nota do Papa Açordas: Ora aqui está uma boa medida.

4 comentários:

quintarantino disse...

Aplaudo. Estou como o amigo. Agora haja é quem lhes queira dar uso.

Tiago R Cardoso disse...

Também tem o meu aplauso, boa medida.

Sara Hendrix disse...

Qualquer dia escrevo alguma coisa no da minha escola.

Abrenúncio disse...

Falta saber se conseguirão fabricar livros de reclamações suficientes para tanta reclamação. Só as oficinas auto deverão ser responsáveis por 1/3 das reclamações!
Quanto a mim, não lhes perdoo. Reclamação para a frente. Seguradoras, bancos, Cabovisão, oficinas, barbeiros, levam todos com o livrinho.
Saudações do Marreta.