sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

BCP "aldrabou" CMVM

Carlos Tavares, presidente da Comissão do Mercado de alores Mobiliários (CMVM), deixou ontem claro na Comissão de Orçamento e Finanças que o BCP prestou informação falsa, mais do que uma vez, quando questionado sobre a natureza e a identidade de um conjunto de entidades off-shores, financiadas p+elo banco, e usadas para a compra de acções próprias, segundo o jornal Público.
-
O presidente da CMVM esclareceu que o regulador está neste momento a investigar eventuais infracções ao Código de Valores obiliários, que se prendem com a defesa do mercado, o abuso e a manipulação.
-
A CMVM, precisou Tavares, ainda não formulou acusações sobre esta matéria, apesar de já ter sido provado que as operações em causa configuram o financiamento de acções próprias não reportadas pelo banco enquanto tal. Aliás, Tavares, que se recusou a precisar o número de off-shores em investigação, ao contrário do anco de Portugal (BdP), que aponta para 17 entidades, diz mesmo que houve, ao que tudo indica, deturpação de capitais próprios. E acrescenta que foi prestada informação incompleta e falsa sobre os detentores do capital controlado via off-shore, com sede nas ilhas Caimãs. Salientou ainda que as operações off-shores se foram transfigurando várias vezes ao longo do tempo, como que em fuga à supervisão.
-
Tavares disse ainda que as condições do financiamento e o modo de governação das off-shores indiciavam que o BCP assumiu todo o risco dessas entidades, sobre as quais detinha poderes de domínio, quer em termos de vida, quer de negócios.
-
Nota do Papa Açordas: Dado que o BCP tem, neste momento, uma administração próximo dp PS e do poder político, o resultado final vai ser: tudo como dantes, quartel-general em Abrantes!...
Talvez o contínuo de Jardim Gonçalves seja o único culpado e penalizado...

1 comentário:

quintarantino disse...

Olhe que eu acho que não... que alguém vai ter de ser chamado à pedra... não sei porquê mas aquela saída a terreiro do Cadilhe fz-me lembrar mais uma tentativa de alguns sectores em marcar terreno que outra coisa ...