sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

El ciclón Thane hace estragos en India



Una mujer recibe un plato de comida proporcionada por el gobierno de Tamil Nadu como ayuda a esas familias que no han podido trabajar debido al ciclón Thane en Chennai (India). Cinco personas han muerto en la India por acción del ciclón Thane, que tocó tierra esta mañana con fuertes lluvias y viento de hasta 140 kilómetros por hora en las costas del sureste del país. (Nathan G. / EFE)-(20minutos.es)

-

Bloco de Esquerda entrega a Américo Amorim taça de Melhor Trabalhador do Ano

-
O Bloco de Esquerda entregou hoje na sede do maior grupo corticeiro português uma taça dirigida a Américo Amorim, premiado pelo BE como Melhor Trabalhador do Ano em 2011, distinção atribuída também a Passos Coelho e Paulo Portas.

O gesto irónico tem por base as declarações de Américo Amorim quando, a propósito da possibilidade de se aumentarem os impostos sobre as grandes fortunas, declarou publicamente: "Não me considero rico. Sou trabalhador.

"Para o deputado do Bloco pelo distrito de Aveiro, a distinção do empresário de Mozelos, em Santa Maria da Feira, era inevitável. "Na altura de todos os balanços de 20011, vemos efectivamente que tinha que ser ele o premiado", explica Pedro Filipe Soares. "É o homem mais rico de Portugal e insultou os portugueses porque, quando se pediam sacrifícios, dizia que era apenas mais um trabalhador".

O parlamentar do BE realça ainda que, na prática, Américo Amorim é também "o premiado das políticas do Governo", na medida em que actualmente se pedem mais impostos aos portugueses, mas o industrial, "na sua engenharia financeira da fuga das SGPS, tem mais benefícios fiscais". "Este prémio também simboliza, por isso, as escolhas de Passos Coelho e Paulo Portas", declara Pedro Filipe Soares.

"Enquanto se pede aos portugueses que no próximo ano trabalhem mais meia hora por dia, Américo Amorim terá mais lucro porque beneficiará de meia hora gratuita dos seus trabalhadores - e esta é, no fundo, a política do Governo". "Passos Coelho e Paulo Portas premeiam aquele que insultou o país", acrescenta o deputado. "Pedem sacrifícios a quem tanto trabalha mas, a este trabalhador em especial, afinal são só facilidades".

Notas do Papa Açordas: Palavras para quê? É um artista português!...

-

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Explosión en Birmania


Fotografo retrata la explosión en un depósito en Mingalar TaungNyunt, en Rangún (Birmania) y que dejó diez muertos. (Soe Zeya / REUTERS) - (20minutos.es)
-

Directora-geral do Orçamento apresenta demissão

-

A directora-geral do Orçamento, Maria Eugénia Pires, pediu hoje a demissão e abandona o cargo já na próxima semana.

Segundo o Diário Económico, Maria Eugénia Pires apresentou a sua demissão a Vitor Gaspar, por discordância com algumas das políticas orçamentais seguidas pelo actual governo.

O facto de o governo ter decidido acabar com o sistema que impõe um controlo trimestral da despesa pública parece ter sido a principal razão invocada pela directora-geral do orçamento.

No ano passado, Maria Eugénia Pires foi o nome escolhido por Teixeira dos Santos para substituir Luís Morais Sarmento no cargo de director geral do Orçamento.

Notas do Papa Açordas: Os ratos começam a abandonar a cadeira do poder...

-

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Recolección de hierba en elefante


Un mahout y su elefante regredan de recolectar hierba salvaje en el Parque Nacional Chitawn, en Sauraha, a 154 kilómetros de Katmandú (Nepal) hoy, martes 27 de diciembre de 2011. Chitawn es uno de los destinos turísticos más populares de la zona, gracias a su vida salvaje. (Narendra Shrestha / EFE) - (20minutos.es)
-

Tudo chora em Pyongyang

-
Manuel António Pina

Deixando, como o PCP, de parte "fenómenos e práticas da
realidade política coreana com as quais não se identifica[m]",
também os passarinhos choram a morte do querido líder
norte-coreano Kim Jong-il, cujas pompas fúnebres se
realizam hoje e amanhã.

Informam o "Rodong Shinmun", jornal oficial da monarquia
marxista-leninista Kim e o órgão do Partido do Trabalho da
Coreia que, mal se soube do passamento do amado ditador,
um grou voou três vezes à volta de uma estátua de Kim Jong-il
e duas pombas bicaram a janela da dependência de uma fábrica
de cimento onde os operários faziam compungidamente o luto
pelo extinto, pondo-se depois "nos ramos de um pessegueiro a
chorar durante meia hora". Noticia por sua vez a Rádio
Pyongyang que uma ave branca não identificada (pode muito
bem ter sido o Espírito Santo, de qualquer modo era algo "maior
que uma pomba" e menor que um avião de reconhecimento
americano) "limpou a neve que cobria os ombros de uma estátua
do líder".

Mas igualmente o austero mundo mineral estará, segundo a
agência oficial do regime, a KCNA, inconsolável. Assim, no
momento em que Kim Jong-il soltava o último suspiro, o gelo
de um lago de Monto Baekdu, sua terra natal, incapaz de
suportar em silêncio o sofrimento, quebrou-se "com um rugido
que fez tremer o céu e a terra".

Espera-se uma nota do PCP condenando a ingerência da
Natureza nos assuntos internos da República Popular
Democrática da Coreia. (Jornal de Notícias)
-

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Cabos de portagens da A22 foram destruídos

-

Uma caixa de passagem de cabos que serve as portagens da Via Infante de Sagres (A22), entre Olhão e Tavira, no Algarve, foi esta terça-feira de manhã vandalizada, segundo a Guarda Nacional Republicana (GNR).

Trata-se do quarto incidente do género desde a introdução de portagens naquela auto-estrada algarvia, a 8 de Dezembro, quando passou a ser paga pelos utilizadores.

A sabotagem, que consistiu no corte de cabos, ocorreu entre as 5h e as 6h, no sentido Olhão-Faro, ao quilómetro 100, disse à Lusa fonte do Comando da GNR. A caixa a ser alvo de trabalhos de reparação.

A destruição desta caixa ocorre dez dias depois de uma outra, por onde passava fibra óptica, ter sido vandalizada, por fogo, junto ao nó de Boliqueime.

Quatro dias antes, no dia 13, desconhecidos incendiaram e dispararam tiros de caçadeira contra o pórtico instalado entre Algoz e Guia, provocando ferimentos ligeiros a um funcionário da concessionária Euroscut.

Na madrugada do dia anterior, dia 12, um pórtico de cobrança de portagens junto ao nó de Boliqueime foi alvo de tiros e uma estrutura de apoio com meios informáticos foi incendiada, naquele que constituiu o primeiro incidente do género.

Notas do Papa Açordas: Soma e segue... Onde e quando será a próxima?...

-

Honda destruirá miles vehículos afectados por las inundaciones



Trabajadores del fabricante japonés Honda Motor empiezan a destruir los vehículos que presenten graves daños causados por las inundaciones registradas en octubre en Tailandia, en la fábrica situada en el polígono industrial de Rojana, en la provincia de Ayutthay. Honda reanudará parcialmente la producción en su planta de Tailandia en abril de 2012, seis meses después de su cierre a causa de las graves inundaciones en el país asiático. (Sukree Sukplang / REUTERS)-(20minutos.es)

-

Mais de 100 mil portugueses emigraram em 2011

-

Vão para a Suiça ou para Angola. Mas não só. Só o Brasil concedeu mais de 52 mil vistos de residência nos primeiros seis meses deste ano

Entre 100 mil a 120 mil portugueses emigraram este ano. O número é lançado pelo secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, que explica que não existem dados concretos sobre as saídas de Portugal, mas sabe-se que estão a aumentar.

“Esta é uma tendência dos últimos anos. A onda de emigração dura há quatro, cinco ou seis anos”, afirma o secretário de Estado, acrescentando que o movimento “está a aumentar para países como a Suiça, a França ou o Brasil”.

Dados do departamento de estrangeiros da Secretaria Nacional de Justiça do Ministério da Justiça brasileiro publicados ontem indicam que entre Dezembro de 2010 e Junho deste ano os pedidos de residência permanente por parte de portugueses aumentaram de 276.703 para 328.856. Por outro lado, têm sido emitidos muitos vistos para a realização de trabalhos temporários, estudos e pesquisas.

Não é fácil obter números efectivos sobre a emigração portuguesa, quer porque o registo consular não é obrigatório, quer porque a livre circulação de pessoas no espaço económico europeu veio tornar impossível conhecer em pormenor os movimentos migratórios.

“Cada vez há mais trabalho temporário, as pessoas vão por determinado período de tempo e regressam”, justifica José Cesário, para ilustrar a dificuldade dos números. “Mas conhecemos os fluxos”, argumenta. “Através do contacto com associações, com empresas, com bancos, conhecemos os movimentos. Sabemos que até há dois anos as pessoas que emigravam para o Brasil iam para o Nordeste e agora vão também para o Rio de Janeiro e para São Paulo. Sabemos que a emigração para a Suiça está a crescer, que para o Reino Unido está estabilizada e que para Espanha está a reduzir”. Aumenta também a emigração com destino a França e a Angola.

Sabe-se que em tempos de crise a emigração aumenta. Nunca a frase de Eça de Queiroz em “As Farpas” - “Em Portugal a emigração não é, como em toda a parte, a transbordação de uma população que sobra; mas a fuga de uma população que sofre” -, foi tão citada.

Notas do Papa Açordas: Não são só jovens que estão a emigrar, são também trabalhadores, muitos deles de meia idade que, ao perderem o seu posto de trabalho, se viram confrontados com a impossibilidade de arranjar novo emprego. O sr. PC (Passos Coelho) devia se preocupar um pouco mais com a Economia...

-

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

La península de noche vista por la NASA




Tras el anochecer, una fiesta de luces proporciona el contorno de España y Portugal, y como señala el observatorio de la tierra de la NASA en su página web oficial, su cometido es compartir con el público imágenes, historias y descubrimientos sobre el clima y el medio ambiente que surgen de las investigaciones llevadas a cabo por la agencia espacial estadounidense. (EFE)-(20minutos.es)

-

domingo, 25 de dezembro de 2011

Nuevas protestas en Tahrir



Un egipcio con la cara pintada, en la protesta de este viernes en la plaza Tahrir contra la represión de las fuerzas de seguridad del país contra los manifestantes en los últimos días, que se ha saldado con varios muertos y centenares de heridos. (Mohamed Abd El-Ghany / REUTERS) - (20minutos.es)
-

Medo e resignação, não!

-
Manuel Carvalho da Silva

Nesta quadra de Natal e fim de ano, sem deixarmos de ser
realistas e objectivos na análise dos tempos que vivemos,
até porque o binómio individualismo/consumismo não
desapareceu da sociedade, impõe-se um esforço acrescido
na busca de mensagens positivas.

Tenho para mim que, perante grandes dificuldades, a atitude
construtiva e eficaz que um ser humano pode assumir é olhar
os problemas com determinação e rigor, não desistir da vida
(nunca) e decidir avançar para o combate com coragem,
sacudindo medos e resignações, disposto a vencer. E, quando
os problemas são de todos, é por esse caminho que se faz
despertar a "alma colectiva" que impulsiona o avanço da sociedade.

A sujeição amorfa, o aprisionamento dos temores, o imobilismo
do susto, jamais contribuíram para as respostas necessárias em
momento difícil e muito menos podem ser forma de viver
prolongado na expectativa de que desses estados de vida
emanará um novo impulso de progresso. No caminhar das
sociedades, quando se foi por aí sempre correu mal, por vezes
muito mal.

Estamos a viver o que o meu amigo e prestigiado sociólogo
António Casimiro Ferreira (ACF) chama de sociedade da
"austerização" caracterizando-a por, entre outros aspectos,
os poderes dominantes (em regra não eleitos) e os governos
ao seu serviço, buscarem a legitimidade e credenciação das
suas políticas violentas nas inevitabilidades, na exploração
dos medos e resignações inerentes à "não existência de
alternativas", na emergência da mentira, na imposição de
conceitos e mitos manipulados, na inculcação da negação do futuro.

Nesse processo assistimos à desconstrução do valor do trabalho,
do direito do trabalho, da cidadania, que agora nos é apresentada,
criminosamente, como a resultante de um conjunto de produtos
que se adquirem no mercado e debaixo das regras do mercado.
E, para estas governações neoliberais e retrógradas, a estrutura
e funções do Estado também se podem contratualizar no mercado.

Quando as políticas em curso nos afundam na recessão económica
e no empobrecimento a pique, quando o que está delineado pelo
Governo no plano social e laboral nos conduz à pobreza (também
porque nos roubam o acesso à saúde, ao ensino, à protecção social
ou à justiça), quando nos querem impor mais 30 dias de trabalho
por ano sem receber e a abdicar de 2 a 3 salários, quando o impacto
dessas políticas pode provocar o desemprego de mais 200 mil
trabalhadores e trabalhadoras num espaço muito curto, não pode
haver hesitações: é preciso, com confiança, ir à luta e construir
na sociedade denominadores comuns que afirmem caminhos
alternativos de políticas e de governação.

O professor Jorge Leite, provavelmente o mais sólido jurista
português que se debruça sobre o trabalho, refere, a propósito da
tentativa de aumento do horário de trabalho em mais 2,5 horas
por semana, que tal objectivo se configura como trabalho forçado
ou novo "imposto", espécie de reposição da corveia da sociedade
medieval. Corveia significa "Trabalho ou serviço gratuito que o
servo devia prestar ao suserano".

Como diz ACF é preciso afirmar a ética da indignação. Os
trabalhadores e povo português vão ser capazes de dar a volta
à situação e ganhar o futuro!

Como ser humano (cidadão) empenhado na sociedade, que sente
o presente do seu país carregado de expressões de malvadez e
perigos, e também de desafios (num contexto de descalabros a
nível europeu e global), mas que ao longo da sua vida já viu e
participou numa excepcional transformação social e política que
tantos sonhos individuais e colectivos concretizou, desejo para
2012 que:

- os portugueses não cedam ao medo e à resignação e, em vez de
prepararem o kit da emigração, se mobilizem e lutem pelos seus
direitos e pelo futuro do seu país;

- os jovens afirmem, com determinação, não aceitarem uma vida
pior que a dos seus pais ou avós;

- avance a luta contra a pobreza, a injustiça e as desigualdades,
pela dignidade e pela solidariedade, pela soberania dos povos e
países, pois assim poderemos evitar grandes catástrofes ou
guerras.(Jornal de Notícias)
-

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Devastación por las lluvias en Filipinas



Un niño filipino limpia el barro que ha dejado en la puerta de su casa las fuertes riadas que provocaron la tormenta tropical 'Washi '. La autoridades aseguran que la tormenta ha dejado 976 muertos, además de miles de damnificados. Ahora el riesgo también se centran en las epidemias por la contaminación en los pozos de agua y la descomposición de cuerpos de personas o animales y desperdicios. (Erik De Castro / REUTERS) - (20minutos.es)

-

Seguro: "Um primeiro-ministro que aconselha a emigração não acredita no seu país"

-

O secretário-geral do PS, António José Seguro, afirmou hoje que um primeiro-ministro que aconselha jovens e professores a emigrar é um chefe de Governo que não acredita no seu país e que está de braços caídos.

António José Seguro falava no início do jantar de Natal do Grupo Parlamentar do PS, depois de uma breve intervenção do líder da bancada socialista, Carlos Zorrinho.

Seguro começou por elogiar a "lealdade" e "dedicação" de Carlos Zorrinho como líder parlamentar do PS e deixou depois o recado aos deputados de que "conta com todos" no papel de oposição ao Governo.

No seu discurso, marcado por sucessivas críticas ao Governo, o secretário-geral do PS lamentou que a ideia de incentivar jovens e professores à emigração "esteja a ser assumida ao mais alto nível" no executivo PSD/CDS, numa alusão a recentes declarações de Pedro Passos Coelho.
"Não se trata de um episódio acidental. Um primeiro-ministro de um país aconselha uma parte dos seus profissionais mais qualificados - os professores - a emigrar e a encontrarem oportunidades fora de Portugal, é um primeiro-ministro que não acredita no seu país, é um primeiro-ministro que está de braços caídos, que desistiu de lutar. E o mais interessante de tudo isto é que depois, na ânsia de teorizar sobre o assunto, veio o PSD propor a criação de uma agência para regular essa emigração", apontou Seguro.

Segundo o secretário-geral do PS, "a situação é grave, porque se está a falar da vida de jovens e de professores".

"Estamos a falar da dignidade das pessoas - e o que se exige de um Governo é que encontre políticas ativas de emprego, apostando no crescimento económico", insistiu o líder dos socialistas.

Notas do Papa Açordas: Seguro tem razão, o sr. PC não acredita no país! Caiu aqui de paraquedas e começou logo a roubar e a escorraçar os portugueses, dizendo que devem emigrar... Pessoas destas, não fazem cá falta!

-

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Vítor Gaspar: “Não há qualquer necessidade de medidas adicionais de austeridade”

-

O ministro das Finanças afirmou hoje que os cálculos do Governo sugerem que “não há qualquer necessidade de medidas adicionais de austeridade” e salientou que a questão será discutida em detalhe no âmbito do orçamento rectificativo do próximo ano.

Numa audição no Parlamento na Comissão Eventual de Acompanhamento das Medidas do Programa de Assistência Financeira a Portugal, Vítor Gaspar explicou que, com as medidas extraordinárias tomadas este ano, o défice orçamental “ficará na casa dos 4%”, em vez dos 5,9% previstos.

Sem a transferência do fundo de pensões da banca, o desequilíbrio das contas públicas seria de 7,5% do PIB e, sem a sobretaxa de IRS (equivalente a um corte do subsídio de Natal) e a antecipação do aumento do IVA sobre a electricidade e o gás, o défice ficaria acima dos 8%.

Questionado pelo deputado do Bloco de Esquerda João Semedo, sobre se seriam necessárias novas medidas no próximo ano, para conseguir reduzir o défice para os 4,5% do PIB, Vítor Gaspar rejeitou mais austeridade. “Neste momento, os cálculos de que dispomos sugerem que não há qualquer necessidade de medidas adicionais de austeridade”, afirmou o ministro.

Notas do Papa Açordas: Poucos são os portugueses que acreditam no governo. Agora, o sr. Gaspar diz que não há necessidade de medidas adicionais de austeridade... Aqui há dias, o sr. Álvaro, disse que 2012 seria o fim da crise... e o sr. Coelho aconselhou os professores a emigrar...

-

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Corea llora la muerte del dictador



Los ciudadanos norcoreanos de Pyongyang están de luto por la muerte del dictador Kim Jong-il. (Kyodo / REUTERS)-(20minutos.es)

-

FELIZ NATAL



O "PAPA AÇORDAS" deseja-lhe um FELIZ NATAL e um BOM ANO NOVO



domingo, 18 de dezembro de 2011

Colombia, ahogada por las lluvias


Habitantes se movilizan en canoas en las calles inundadas por el río Cauca, afluente del Magdalena, a la altura de La Virginia, en el departamento de Risaralda (Colombia). (John Jairo Bonilla / EFE) - (20minutos.es)
-

Caixa de fibra óptica vandalizada ontem na A22

-

Uma caixa de passagem de cabos de fibra óptica para os pórticos da A22 no Algarve foi vandalizada ontem, tendo sido chamadas ao local a GNR e Polícia Judiciária.

De acordo com uma fonte da Protecção Civil Portuguesa, a caixa alvo de vandalismo, localizada na zona de Boliqueime, existe para proporcionar a passagem da fibra óptica para os pórticos que fazem as leituras de passagem de veículos, e está localizada fora da auto-estrada.

“O acesso à caixa é feito sem necessidade de entrar na via e existem várias caixas idênticas ao longo da estrada”, explicou a fonte, ao salientar que a Euroscut chamou as autoridades para se proceder a uma investigação.

Desde que foi iniciada a cobrança de portagens nas vias rápidas e auto-estradas até então sem custos para os utilizadores (SCUT), têm ocorrido actos de vandalismo contra o sistema de cobrança na A22, que é exclusivamente electrónico. Inicialmente contra os pórticos das portagens e mais recentemente contra outros elementos do sistema.

Notas do Papa Açordas: E agora? Vão também colocar um GNR em cada uma das caixas de fibra óptica? E porque é que estas coisas apenas estão a acontecer na A22? Responda quem souber...

-

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Trabalhar aos feriados vai ser de borla

-

As empresas poderão convocar os seus colaboradores para trabalharem aos feriados, sem que para isso tenham de ser remunerados ou possam usufruir de um dia de folga, avança o Diário de Notícias.

O Executivo aprovou, em Conselho de Ministros, o aumento da meia hora de trabalho. Uma medida que abrange todos os trabalhadores do privado e que será aplicada em 2012 eem 2013.

De acordo com o projecto, se o trabalhador acordar com a empresa em não trabalhar a meia hora por dia ou 2,5 dias no final de cada semana, ficará com uma dívida de tempo com a entidade patronal. Essa dívida pode ter uma máximo de 10 horas no final de quatro semanas.

Isto significa que, a entidade pode utilizar essas horas que não foram feitas para exigir que o colaborador trabalhe sábados e feriados, sem direito a remuneração ou dia de folga. Ao todo, em 2012, existirão nove feriados tirando os quatro que o governo já decidiu eliminar.

Na proposta apresentada na Assembleia lê-se que a medida “permite uma redução de custos associados ao trabalho” e acrescenta ainda que “ por acordo entre o empregador e o trabalhador, quando seja favorável ao interesse deste ou se justifique pelas condições particulares de trabalho de certas actividades, o aumento correspondente a um período de até quatro semanas pode ser utilizado, na semana subsequente, em outro dia que não seja de descanso semanal obrigatório”.

Para o PCP a medida é considerada gravosa. O líder do partido, Jerónimo de Sousa, afirmou hoje que os trabalhadores não vão deixar de lutar contra o aumento do horário de trabalho. O secretário-geral falava hoje a propósito do debate quinzenal, a decorrer na Assembleia da República.

Notas do Papa Açordas: Por este andar ainda vamos ter as jornadas de trabalho de sol a sol. Este governo deve estar errado no tempo... Devia ter aparecido, antes de Abril de 74 e NUNCA depois!...

-

-

La mujer más pequeña del mundo


Jyoti Amge ha sido declarada por el 'Guinness World Records' como la mujer más pequeña del mundo. La joven estudiante india mide 61,95 centímetros. (Stringer / REUTERS)-(20minutos.es)
-

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Papagaio luso

-

Em Lisboa, um menino regressa da escola cansado por andar a pé uma grande distância. O governo subiu os preços e não há dinheiro para o passe...

Faminto, pergunta à mãe;

- Mãe, o que temos para comer?...

- Nada, filho!...

O menino olha para o papagaio que têm em casa e pergunta:

- Mamã, porque não comemos papagaio com arroz?...

- Não há arroz!....

- E papagaio ao forno?...

- Não há gás!...

- E papagaio no grelhador eléctrico?...

- Não há electricidade!...

- E papagaio frito?...

- Não há azeite!...

O papagaio felicíssímo gritou:

- PUTA QUE PARIU. VIVA O PSD!!!...

-


-

Vice-presidente da bancada do PS disse que Portugal devia “marimbar-se” para os credores

-

Pedro Nuno Santos, um dos vice-presidentes do grupo parlamentar do PS, afirmou que se estava a “marimbar para o banco alemão que emprestou dinheiro a Portugal nas condições em que emprestou”, sugerindo que o país deve suspender o pagamento da sua dívida para deixar “as pernas dos banqueiros alemães a tremer”.

As declarações do dirigente socialista foram feitas no passado sábado durante um jantar de Natal do partido em Castelo de Paiva e registadas pela Rádio Paivense FM, mas só agora vieram a público, quando reproduzidas pela Rádio Renascença. Contactado pelo PÚBLICO, Pedro Nuno Santos assegura que as declarações foram retiradas do contexto e que, num longo discurso, apenas disse que perante “o ciclo de empobrecimento e de sucessivos sacrifícios cada vez mais duros o país deve colocar os interesses dos portugueses à frente do dos credores”.

Questionado sobre se as suas declarações não podem comprometer o trabalho que Portugal está a fazer no sentido de cumprir o memorando de entendimento assinado com na troika (Fundo Monetário Internacional, Comissão Europeia e Banco Central Europeu) e trabalhado ainda pelo anterior Governo e suscitar uma reacção adversa por parte dos mercados, o deputado reafirmou ao PÚBLICO que o seu discurso não foi feito no sentido de Portugal não cumprir o acordo: “Nunca disse que a dívida não deve ser paga. Mas a dívida é a nossa única arma para podermos impor condições mais favoráveis, pois a recessão é o primeiro passo para nos impedir de cumprir o acordo”.

Notas do Papa Açordas: Afinal, a estupidez manifestado pelo sr. Sócrates há dias, já está a fazer escola entre os deputados do PS... Porque é que esta gente não anda de açaime? Sempre mantinham a boca calada e evitavam dizer asneiras...

-

Segunda vuelta en las elecciones egípcias


Una votante egipcia ejerce su derecho al voto en la segunda fase de las elecciones legislativas en un colegio electoral de Giza (Egipto). Más de 18 millones de egipcios están llamados a las urnas en la segunda fase de las elecciones legislativas, que se celebran en nueve provincias del país con la incógnita de si las fuerzas islamistas podrán confirmar su amplio liderazgo. (Khaled Elfiqi / EFE)-(20minutos.es)
-

Passos Coelho vaiado e insultado em Matosinhos

-
O primeiro-ministro Pedro Passos Coelho foi esta tarde vaiado e insultado por dezenas de pessoas, à entrada e saída do Centro de Arte Moderna (CAM) Gerardo Rueda, que inaugurou em Matosinhos.

À saída foi mesmo necessária a intervenção policial para afastar uma mulher mais exaltada, com uma criança ao colo, que ainda bateu por algumas vezes com a mão na viatura onde se encontrava já o primeiro-ministro. Em contraponto, houve também pessoas que fizeram questão de cumprimentar Passos Coelho, dispensando-lhe aplausos e palavras de apreço.

Esta foi a primeira manifestação popular de hostilidade que visou o chefe do Governo, que nesta deslocação a Matosinhos foi acompanhado pelo ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas, e pelo secretário de Estado da Cultura, Francisco José Viegas.

Amigo da família Rueda, o ex-primeiro-ministro espanhol, José Maria Aznar, também esteve presente na inauguração do CAM. O presidente da câmara de Matosinhos, o socialista Guilherme Pinto, interpretou a visita deste antigo líder do Partido Popular espanhol como a “melhor e mais sólida garantia da importância do projecto” do Centro de Arte Moderna Gerardo Rueda.

Notas do Papa Açordas: É mesmo assim. O sr.Passos Coelho (PC), tem que saber que a população está farta das suas políticas ruinosas, e não há melhor para expressar o seu descontentamento, que as manifestações de desagrado nas suas aparições públicas...

-

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Queres diálogo? Ora Toma

-
Manuel António Pina

Primeiro foram os sindicatos a anunciar que não subscreverão
"qualquer acordo tripartido" em sede de concertação social,
pois, diz a UGT, "há limites para aquilo que é possível aceitar",
referindo-se a questões como o regime de férias, pontes e feriados
e a meia hora de trabalho forçado diário.

Agora foi o próprio presidente da CIP a condenar a recusa do
Governo em ouvir os parceiros sociais sobre a celerada meia
hora e a afirmar que a atitude do Governo "vem prejudicar o
diálogo social".

Parece que os patrões consideram que o Governo foi expedito
demais na defesa dos seus, do patronato, interesses. Prefeririam
que a coisa não fosse feita à bruta, mas com "diálogo". Não terão,
por isso, gostado de ver o ministro Álvaro, espécie de escuteiro
neoliberal desejoso de mostrar serviço, a forçar a velhinha a
atravessar a rua pelo meio do trânsito quando a velhinha queria
seguir paulatinamente pelo passeio.

Aparentemente o Governo estará convencido de que as polícias
de Miguel Macedo já se encontram em estado q.b. de prontidão
(comprova-o o modo como a PSP resolveu - depois de, tudo o
indica, os ter criado - os "problemas" da manifestação de 24 de
Novembro) para que os debates da concertação social fiquem sob
tutela do MAI e se transformem em de-bates e correrias
desordenadas. E para que os habituais encontros na sede do
Conselho Económico e Social passem a realizar-se na rua sob a
forma de recontros. (Jornal de Notícias)
-

Corrupção. Cravinho aponta “omissões graves” ao pacote do PS

-

Maioria disponínel para aprovar algumas propostas do PS. Esquerda desvaloriza “pacote da transparência”

O ex-deputado socialista João Cravinho encontra no “pacote da transparência” do PS, que vai ser hoje debatido na Assembleia da República, “omissões” que considera “graves”, embora queira deixar claro que a proposta tem “aspectos muito positivos”, perante “a grande evolução” que os socialistas fizeram no combate à corrupção, em relação aos tempos de José Sócrates.

Cravinho lamenta, por exemplo, que a proposta dos socialistas sobre o financiamento dos partidos não corrija “o enorme erro que foi facilitar a entrada de dinheiro vivo” nos partidos políticos. “Devia ser corrigido esse erro clamoroso e escandaloso de abrir as portas ao dinheiro vivo sem qualquer controlo”, diz o ex-ministro de António Guterres, referindo-se à alteração à lei, em 2009, que aumentou os valores que os partidos podem receber em dinheiro vivo, o que dificultou a fiscalização.

Outro aspecto que carece de uma solução, na opinião de Cravinho, é a ausência de sancionamento à “violação do princípio da transparência”. “Todo este pacote se baseia na afirmação do princípio da transparência, mas está em cima da mesa o problema de como sancionar. O PS tem de ter uma solução para isso. Não pode dizer que não tem nada a ver com o sancionamento.”

O ex-deputado defende ainda que a Assembleia da República não pode continuar a ignorar o conflito de interesses que existe entre o exercício da advocacia e o lugar de deputado e lembra que “existe uma proposta da Ordem dos Advogados que considera incompatíveis” as duas funções.

João Cravinho avançou com um projecto ambicioso anticorrupção em 2006, mas viu a maioria das propostas serem rejeitadas pela sua própria bancada. O ex-deputado faz agora questão de frisar que “o PS fez uma grande caminhada no sentido de inverter as suas ideias sobre o combate à corrupção e mudou radicalmente a sua posição”.

Notas do Papa Açordas: De uma coisa pode estar certo o Cravinho: o PS nunca esteve interessado em acabar com a corrupção!... Porquê? Porque grande parte dos corruptos, estão dentro do PS!... Já chega de enganar o povo!

-

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Tirando fruta como protesta


La Unión de Pequeños Agricultores y Ganaderos (UPA) de Almería tiran frente a las puertas de un supermercado Lidl unas sesenta toneladas de productos hortofrutícolas para protestar por los bajos precios que pagan en origen las grandes cadenas de distribución. (Carlos Barba / EFE)-(20minutos.es) -

Franceses contra la austeridad


Los sindicatos organizaron el martes protestas en toda Francia en contra de las medidas de austeridad, pero admitieron que movilizar a la ciudadanía era difícil en un país menos afectado por la crisis de la zona euro que otros como Grecia e Irlanda. En la imagen, varios trabajadores protestan contra las medidas de austeridad en Nantes. (Stephane Mahe /REUTERS)-(20minutos.es)
-

Publicada lei que põe fim a bloqueio à entrada de genéricos

-

Sistema de arbitragem de conflitos permitirá poupar até 100 milhões de euros por ano, calcula a Associação Portuguesa de Genéricos.

A lei que vai acelerar a entrada de medicamentos genéricos no mercado e permitir ao Estado e aos cidadãos poupar milhões de euros por ano foi ontem publicada em Diário da República, depois de ter sido promulgada pelo Presidente da República, que não teve dúvidas sobre a sua constitucionalidade.

Aprovada pela Assembleia da República com a abstenção do PS, a lei que visa pôr fim ao bloqueio aos genéricos devido à alegada violação de patentes transfere estes litígios actualmente em curso nos tribunais comuns para centros de arbitragem, que terão de decidir com prazos apertados.

Entre os medicamentos suspensos devido às providências cautelares interpostas nos tribunais administrativos pelos laboratórios dos medicamentos originais figuram fármacos caros, como vários antipsicóticos e remédios para a disfunção eréctil (genéricos do Viagra). Como os primeiros genéricos a entrar no mercado têm de ser 50% mais baratos do que os inovadores e passam a funcionar como preço de referência para a comparticipação estatal, a despesa tenderá a descer de uma forma acentuada.

"É uma solução positiva porque, aparentemente, vai resolver o que não se resolveu nos últimos cinco anos. Mas só damos a situação como solucionada quando os tribunais administrativos deixarem de suspender [a entrada] de genéricos", comenta Paulo Lilaia, presidente da Associação Portuguesa de Genéricos (Apogen).

Notas do Papa Açordas: O grande entrave à venda e ao consumo de genéricos têm sido os médicos. Alertados pelos utentes para passarem genéricos, alguns chegam a ser malcriados, trancando as receitas. Na Alemanha, segundo consta, quase 50% dos remédios consumidos são genéricos... e nós somos muito mais pobres que eles...

-

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Jugando frente a los soldados



Una niña juega con un neumático mientras dos soldados descansan en su vehículo militar en Bagdad. (Mohammed Ameen / REUTERS) - (20minutos.es)

-

A nado desde Marruecos


Un guardia civil vigila a un grupo de inmigrantes subsaharianos que consiguieron llegar a Ceuta tras lanzarse de forma simultánea al agua desde una playa del país magrebí. (Reduan / EFE) - (20minutos.es)
-

Pórtico da Via do Infante incendiado e destruído a tiro

-


O pórtico de cobranças de portagens de Boliqueime, na Via do Infante (A22) foi atingido esta madrugada a tiro de caçadeira e os equipamentos eléctricos foram incendiados.

O ataque destrutivo do sistema de leitura de matrículas ocorreu cerca das 2h20, numa altura em que é muito reduzido o número de veículos a circular. Por coincidência, foi durante este fim-de-semana que as autoridades policiais – PSP, GNR e SEF - desenvolveram uma acção especial na luta contra a criminalidade, desde os bares da rua do crime em Faro até acções de fiscalização na Via do Infante.

Os técnicos da Estradas de Portugal estão a avaliar os estragos e tentar repor os danos causados no pórtico, não sendo ainda previsível a data para a reentrada em funcionamento do sistema.

O líder da Comissão de Utentes da Via do Infante, João Vasconcelos, por seu lado, repudiou o acto que considera “criminoso e lesivo dos interesses dos cidadãos”, mas enfatiza o apelo ao “boicote” às portagens através da não utilização da A22. “Não apoiamos os actos de violência, essa não é a nossa forma de acção”, sublinhou. O que está a suceder, acrescentou, é que as pessoas estão “mesmo a boicotar a A22, usando como via alternativa a Estrada Nacional (EN) 125, que está um caos”.

Notas do Papa Açordas: O que aconteceu na Via do Infante vai, certamente, acontecer noutras vias onde o (des)governo está a roubar os automobilistas... A sua ganância é tanta que não olha a meios e às dificuldades das populações...


-

domingo, 11 de dezembro de 2011

Preço obrigatório nas embalagens dos medicamentos a partir de segunda-feira

-

A partir de segunda-feira, os medicamentos à venda nas farmácias têm que trazer a indicação do preço nas embalagens, segundo uma lei publicada em junho, mas com efeitos a partir de dia 12 deste mês, por determinação do Infarmed.

No dia 16 de junho foi publicada em Diário da República a Lei n.º 25/2011 que estabelece a obrigatoriedade da indicação do preço de venda ao público (PVP) na rotulagem dos medicamentos.

Os prazos definidos para escoar os fármacos sem indicação de preço eram de 30 dias para os distribuidores por grosso e 60 dias para as farmácias, a partir da data de entrada em vigor do diploma (17 de junho).

Contudo, a lei não estabelecia um prazo de adaptação para a indústria - titulares de Autorização de Introdução no Mercado (AIM) e fabricantes - a esta nova exigência.

Nesse sentido, o Infarmed emitiu dias depois uma circular informativa, explicando que as modificações a serem introduzidas no processo produtivo não eram “compatíveis com a sua imediata implementação”, existindo risco de falhas no abastecimento de medicamentos ao mercado.

Por isso, estabeleceu que a indústria não poderia colocar no mercado nenhuma embalagem sem Preço de Venda ao Público (PVP) marcado a partir de dia 01 de agosto, inclusive, e que os distribuidores teriam 30 dias úteis a partir dessa data para escoar os medicamentos sem preço.

Notas do Papa Açordas: Nunca compreendi porque é que o sr. Sócrates autorizou que tirassem o preço dos medicamentos!... Estaria feito com o lody da indústria farmacêuticas e das farmácias?

-

sábado, 10 de dezembro de 2011

La Navidad llega a las bases militares en Afganistán



Un soldado alemán adorna con un gorro de Santa Claus un árbol de Navidad en un campamento de la provincia de Kunduz, en Afganistán. (Thomas Peter / REUTERS)-(20minutos.es)
-

Novos blindados da PSP foram usados apenas três vezes num ano

-

Viaturas compradas por ocasião da Cimeira da NATO saíram, em média, uma vez a cada quatro meses. Compra foi muito contestada na altura.

Um ano após terem chegado a Portugal, os dois veículos blindados da PSP apenas foram utilizados em três ocasiões - e sempre de modo preventivo. Deslocou-se um carro uma vez à Amadora, noutra ocasião foi a Odivelas e, por fim, na missão mais distante, viajou até Setúbal. A média de uma saída a quatro meses, dizem alguns dos principais sindicatos daquela polícia, prova que a compra foi "descabida" e "era de evitar".

Comprados por ocasião da Cimeira da NATO, que se realizou em Novembro do ano passado, em Lisboa, os dois blindados acabaram por não chegar a tempo. Estavam retidos num aeroporto canadiano, à espera que as condições meteorológicas os deixassem viajar. Quando chegaram, já o evento tinha terminado.

Outros quatro veículos iguais, apalavrados negocialmente entre o Ministério da Administração Interna (MAI) e a empresa importadora, a Milícia, sediada no Porto, nunca mais chegaram a Portugal, descartados que foram pelo então ministro Rui Pereira, à altura alvo de enorme contestação devido a uma compra que todos consideraram descabida. Os seis blindados acordados, assim como algum outro material para protecção individual, custariam cinco milhões de euros, dinheiro esse que o MAI foi buscar ao Governo Civil de Lisboa. Cada blindado custou 170 mil euros mais IVA.

"O facto de os carros só terem saído três vezes prova que a sua compra não era necessária. Que, se calhar, tendo em conta as dificuldades financeiras da polícia e do país, era de evitar", disse ao PÚBLICO o presidente do Sindicato dos Profissionais da Polícia (SPP), António Ramos.

Notas do Papa Açordas: Estes veículos não faziam nenhuma falta mas, certamente, o dinheiro que gerou em corrupção, fazia falta a muita gente...


-

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

“Preservativo viagra” pode chegar ao mercado já em Janeiro

-

O CSD500, mais conhecido como “preservativo viagra” porque contém uma substância que ajuda os homens a manterem a erecção, pode chegar ao mercado já em Janeiro.

O novo preservativo, desenvolvido pelo laboratório Futura Medical e que será comercializado pela Durex com um nome ainda não divulgado, espera apenas luz verde das autoridades europeias, o que deverá demorar menos de um mês, segundo disse ao Wall Street Journal um porta-voz da farmacêutica.

A diferença deste novo preservativo é que contém um gel, o Zanifil, que é utilizado para tratar uma patologia cardíaca (a angina de peito), fazendo aumentar o fluxo de sangue no coração. Neste caso em concreto o gel, que está dentro do preservativo, funciona como um vasodilatador e ajuda os homens a conseguirem manter a erecção durante a relação sexual.

Segundo o laboratório, a principal dificuldade passou por conseguir encontrar uma forma de adicionar um gel com esta substância mas que não danificasse o látex – como tinha ocorrido com outras experiências semelhantes.

O produto não se destina, contudo, ao contrário do Viagra, a homens com disfunção eréctil, mas sim aos utilizadores que relatam perda de erecção após a aplicação dos preservativos tradicionais.

Notas do Papa Açordas: Uma boa notícia para quem precisa...

-

Protestas en Moscú por supuesto fraude electoral



Miembros de seguridad detienen a una de las activistas rusas que protestaron frente a la catedral del Cristo del Salvador en Moscú por supuesto fraude electoral en las pasadas elecciones parlamentarias. (Anton Golubev / REUTERS) - (20minutos.es)

-

Lista mensal de Aposentados e Reformados da CGA - mês de JANEIRO-2012

-
» Lista mensal de Aposentados e Reformados:

janeiro 2012 (PDF)


Aviso n.º 23660/2011, D.R. n.º 235, 2.ª Série, de 2011-12-09. Declaração de rectificação n.º 1892/2011, D.R. n.º 235, 2.ª Série, de 2011-12-09. Declaração de rectificação n.º 1893/2011, D.R. n.º 235, 2.ª Série, de 2011-12-09.

-

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Baloncesto femenino en los Juegos Árabes



Jugadoras de baloncesto del equipo femenino de Catar pelean el balón contra las baloncestitas del conjunto de Kuwait en un partido de los Juegos Árabes de Doha. (Mohammed Dabbous /REUTERS) - (20minutos.es)

-

Dívida da Madeira sobe para seis mil milhões de euros

-

O secretário regional do Plano e Finanças, Ventura Garcês, revelou nesta terça-feira que a dívida pública da Madeira ascendia a seis mil milhões de euros, em Outubro, mais 200 milhões do que inicialmente contabilizado.

O secretário esclareceu que o aumento da dívida se deveu a encargos com as SCUT [vias sem custos para o utilizador] e obras públicas, cujas facturas deram entrada recentemente na contabilidade regional.

“Em Outubro, a dívida global, mais os compromissos, incluindo todo o sector público da Madeira, é de seis mil milhões de euros”, afirmou em resposta a uma questão levantada pelo deputado socialista Vítor Freitas, durante o debate sobre o programa do XI Governo Regional.

Ventura Garcês sublinhou, no entanto, que “os activos criados valem muito mais” do que o valor da dívida, que, reiterou, foi “só destinada a investimentos e gerou riqueza e postos de trabalho”.

O secretário regional reconheceu também que o atraso nos pagamentos a fornecedores rondava um milhão de euros, razão pela qual o Governo Regional “está empenhado em injectar liquidez”.

Admitiu que a Madeira nos próximos quatro anos vai cumprir “uma travessia nada fácil” e uma “rigorosa disciplina financeira”, porque, observou, “o falhanço” do Programa de Ajustamento Financeiro da Região a celebrar com o Governo da República poderá colocar em perigo a sua autonomia política.

Notas do Papa Açordas: Pouco a pouco, este "esqueleto" vai saindo do armário... Passos Coelho disse, em tempos, que tinha medo dos "esqueletos" que Sócrates iria deixar dentro dos armários, e não terá medo deste?...

-

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Disturbios en Atenas


Una multitudinaria marcha juvenil ha recordado en Atenas al adolescente de 15 años Alexis Grigorópulos, asesinado en 2008 a manos de un policía. Al llegar a la Plaza Syntagma, frente al Parlamento, algunos manifestantes arrojaron artefactos incendiarios, trozos de pavimento y naranjas contra la Policía, que disparó gases lacrimógenos y detuvo a tres personas. (REUTERS/Yannis Behrakis) - (20minutos.es)
-

Taxas moderadoras na saúde passam a custar o dobro

-
O ministro da Saúde, Paulo Macedo, revelou nesta segunda-feira à noite que as taxas moderadoras para as urgências polivalentes vão passar a custar 20 euros.

Paulo Macedo fez esta revelação no programa Prós e Contras, da RTP1, acrescentando que as taxas moderadoras nos centros de saúde vão subir para cinco euros ( actualmente são 2,25 euros).

Quer nas urgências, quer nos centros de saúde, as novas taxas moderadoras passam a ser o dobro das cobradas actualmente.

Paulo Macedo assegurou que ninguém deixará de ser atendido no Serviço Nacional de Saúde se não tiver dinheiro para pagar as taxas moderadoras, garantido que o número de pessoas isentas vai aumentar, passando de 4,4 milhões para 5,1 milhões.

O ministro da Saúde comprometeu-se também a garantir um médico de família para todos os portugueses até ao final da legislatura.

Paulo Macedo afirmou ainda não estar ainda decidido o futuro da Maternidade Alfredo da Costa, em Lisboa, assegurando que o seu encerramento não pode ser dado como garantido.

Notas do Papa Açordas:Mais um ataque do (des)governo do sr. PC às carteiras dos portugueses.
E não são nada meigos, pois o montante dos aumentos chega e ultrapassa os 100 %... Que mais irá acontecer?...
-

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Merkel y Sarkozy preparan sus propuestas para la cumbre europea



Nicolas Sarkozy da la bienvenida a la canciller alemana, Angela Merkel, a su llegada al Palacio del Elíseo en París (Francia) para avanzar las propuestas comunes, de cara a la cumbre europea de esta semana. (Ian Langsdon / EFE) - (20minutos.es)

-

Excedente de 2000 milhões prova que "havia margem para não cortar subsídio de Natal"

-

A referência do primeiro-ministro a um “excedente de 2000 milhões de euros” prova que “havia margem para não cortar metade do subsídio de Natal este ano”. Quem o afirma é o deputado socialista Miguel Laranjeiro, em declarações à Lusa.

Numa entrevista divulgada pelo PÚBLICO neste domingo (disponível na edição online exclusiva para assinantes), Pedro Passos Coelho menciona um dado “muito positivo” resultante da transferência do fundo de pensões da banca para a Segurança Social: “Existe uma verba excedente de cerca de 2000 milhões de euros que vamos destinar a pagamentos à economia.”

Para aquele deputado do PS, eleito por Braga, esta frase prova que “neste Natal, os portugueses só vão ter meio subsídio por opção exclusivamente política do Governo, sem necessidade do ponto de vista financeiro, e com consequências gravosas” para a economia.

“Os portugueses ficaram a saber pelo próprio primeiro-ministro que há um excedente de 2000 milhões [de euros], não no orçamento de 2012 mas no de 2011”, acrescenta Laranjeiro. “Pode-se dizer que pela boca morre o peixe. Desde Agosto que se sabia da transferência do fundo de pensões da banca, e o governo não quis ouvir o Partido Socialista.

”Também neste domingo, em declarações à imprensa, o primeiro-ministro veio acrescentar que “os 2000 milhões retirados do fundo de pensões da banca serão injectados na economia através de um processo de regularização de pagamentos de dívidas que o próprio Estado tem”. Estas palavras são muito semelhantes às do secretário-geral do PS, António José Seguro, quando na quarta-feira comentou a concretização da transferência dos fundos de pensões.

“Também me parece importante que uma parte desse dinheiro possa servir para pagar dívidas”, disse então Seguro. “Se as empresas públicas pagarem essas dívidas aos bancos, isso significa que os bancos ficam com mais dinheiro para injectar na economia, ou seja, apoiar a actividade das empresas.

”Miguel Laranjeiro afirma, porém, que “os 2000 milhões de euros [do excedente] são muitíssimo superiores à verba arrecada” com o corte de 50 por cento no subsídio de Natal deste ano, que corresponde a cerca de 800 milhões de euros. Ou seja, haveria margem para este ano pagar o subsídio por inteiro e “fazer pagamentos” de dívidas do Estado.

Notas do Papa Açordas: Mais uma vez, o sr. PC, enganou-nos a todos! Afinal, havia folga, almofada, travesseiro, ou outra coisa qualquer que lhe queiram chamar... Fomos espoliados de metade do subsídio de Natal, sem haver necessidade para tal... E os "ladrões" continuam à solta!...

-

domingo, 4 de dezembro de 2011

Empresas municipais revelam passivo de 2400 milhões de euros

-

As conclusões do Livro Branco do Sector Empresarial Local, divulgadas este sábado pelo Governo, revelam que o passivo do sector atinge 2400 milhões de euros e que um terço das empresas tem resultados negativos.

O secretário de Estado da Administração Local, Paulo Júlio, sublinhou que as conclusões do Livro Branco, entregues na semana passada ao Governo e neste sábado divulgadas à comunicação social, apontam para um quadro problemático, com um passivo de 2400 milhões de euros e no qual 25% das empresas têm um “nível de endividamento igual a três vezes os seus recursos próprios”.

Segundo os dados, as 334 entidades deste sector têm um total de 14.000 trabalhadores, um Valor Acrescentado Bruto (VAB) total de 183 milhões de euros, 43% têm um VAB negativo e 31% possuem um EBITA (resultados antes das amortizações) negativo.

O governante adiantou que, perante o cenário revelado pelo estudo do Livro Branco às 334 empresas identificadas, “o Governo vai avançar rapidamente para uma legislação que racionalize o quadro institucional destas entidades, delimite o perímetro de actividade e simplifique o modelo jurídico, para que a opção de escolha dos municípios possa ser mais clara”, bem como reforçar o acompanhamento e fiscalização.

Paulo Júlio afirmou que o Executivo já preconizava esta opção de criar uma nova legislação para o Sector Empresarial Local (SEL) no Documento Verde da Reforma da Administração Local.

De acordo com os dados recolhidos no Livro Branco, citados por Paulo Júlio, num terço das empresas desta tipologia “os resultados antes das amortizações (custos financeiros antes de imposto) são negativos”.

Notas do Papa Açordas: É mais uma prova que as empresas municipais, mais não são, que organismos para empregar a clientela do partido dominante...

-

sábado, 3 de dezembro de 2011

Birmania budista



Un pequeño monje budista camina junto a las vías del tren en un suburbio de Rangún (Birmania). La secretaria de Estado de EEUU, Hillary Clinton, está en Birmania desde el pasado miércoles. Se trata de la visita de mayor nivel hecha por un representante de EE UU desde 1955. Birmania budista (Damir Sagolj / REUTERS) - (20minutos.es)

-

Um trabalhador em apuros

-
Manuel António Pina

Deixa-me sempre pesaroso (embora só agora tenha assistido a
tal coisa) ver o Fisco exigir 750 mil euros de impostos a um
pobre trabalhador, mesmo que esse trabalhador seja o homem
mais rico de Portugal e um dos 200 mais ricos do Mundo. Ainda
por cima, o Fisco assaca a Américo Amorim coisas feias como ter
feito, sem licença, obras de engenharia criativa na contabilidade
das suas empresas.

A má vontade da Justiça contra Américo Amorim não é de hoje.
Já em 1991, o MP o acusara de abuso de confiança e desvios em
subsídios de 2,5 milhões de euros do Fundo Social Europeu;
felizmente Deus e a morosidade dos tribunais escrevem direito
por linhas tortas e o processo acabou por prescrever. Depois foi a
"Operação Furacão" e uma investigação por fraude fiscal e
branqueamento de capitais, mas tudo acabou de novo em bem e
sem julgamento.

Agora as Finanças não compreendem os contratempos hormonais
das empresas de Américo Amorim e recusam aceitar como despesas
os seus gastos em tampões higiénicos e outras exigências da
feminilidade como roupas, cabeleireiros ou massagens. Até as contas
da mercearia e festas e viagens dos netos o Fisco acha impróprias de
um grupo de empresa só pelo facto de os grupos de empresas não
costumarem ter netos.

Um trabalhador consegue juntar um pequeno pé-de-meia de 3,6 mil
milhões e o Estado quer reduzir-lho a pouco mais de 3,599 mil milhões.
Muito ingrato é ser trabalhador em Portugal! (Jornal de Notícias)
-

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Bélgica sale a calle contra la austeridad


Los principales sindicatos belgas han convocado para hoy una huelga nacional y una gran manifestación en Bruselas para protestar contra las medidas de austeridad exigidas por la Comisión Europea. (Thierry Roge / REUTERS)-(20minutos.es) -

Roche recua na nova política de pagamentos após garantias do Ministério da Saúde

-

A Roche Farmacêutica anunciou nesta sexta-feira que suspendeu, para já, a nova política de pagamentos em cinco hospitais, depois de o Governo ter transmitido “a intenção de liquidar os montantes em dívida”, anunciou a farmacêutica.

“O Governo português transmitiu a intenção de liquidar os montantes em dívida, comprometendo-se a apresentar um plano de pagamentos, até ao final de Janeiro de 2012, e a ser cumprido neste mesmo ano”, lê-se no comunicado do laboratório.

A 18 de Novembro, a Roche tinha anunciado que iria alterar a sua política de crédito a partir de Dezembro, junto de cinco hospitais portugueses com dívidas acumuladas há mais de 750 dias. Na altura, a empresa referiu que, nalguns casos, as dívidas acumuladas chegam aos 900 dias, “em claro incumprimento do prazo de pagamento de 60 dias, acordado por ambas as partes”.

A suspensão da nova política de pagamentos surgiu após contactos mantidos nos últimos dias com as autoridades de saúde, com as quais o diálogo tem decorrido de “forma construtiva e sempre orientado para a resolução desta questão”, recorda a farmacêutica. “A Roche congratula-se com a abertura das entidades governamentais no sentido de encontrar uma solução equilibrada para todos os intervenientes” e mostra-se “confiante” de que “serão criadas as condições necessárias para que médicos, profissionais de saúde e principalmente doentes continuem a beneficiar dos nossos medicamentos inovadores”.

No passado dia 24 de Novembro, o PÚBLICO já tinha avançado que os hospitais com dívidas estão a ser forçados a cumprir novas regras para continuarem a receber medicamentos dos laboratórios. Entre outras condições, as empresas farmacêuticas exigem que seja fixado um plano de pagamento a prestações da dívida ou só admitem fornecer uma nova remessa de medicamentos quando a factura anterior estiver saldada.

Notas do Papa Açordas: Até parece mentira como a Roche Farmacêutica enfiou o gorro. Está mais que provado que o (des)governo do sr. PC, vai falhar com os seus compromissos... Veja-se o que aconteceu com as promessas eleitorais...

-

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Histórica visita de Hilary Clinton a Birmania


La secretaria de Estado de EEUU, Hillary Clinton depositó una flores en un templo budista durante su visita a Birmania, siendo el primer viaje en 50 años de un funcionario estadounidense al país asiático. (Saul Loeb / REUTERS)-(20minutos.es)
-

Igreja católica alemã ganha dinheiro a vender pornografia

-

Weltbild, um dos maiores livreiros e editores germânicos, possui 2 500 títulos pornográficos, mas só agora se descobriu que pertencia aos bispos

No melhor pano cai a nódoa. E quando se trata de pornografia, todo o cuidado é pouco. É por isso que a Igreja Católica alemã deve sentir-se totalmente manchada de vergonha com a descoberta feita no mês passado: a Weldbilt, uma das maiores editoras germânicas, que vende livros, DVD’s, música e também pornografia, é detida a 100% pela Igreja. A revelação surgiu num boletim da Buchreport, que dizia que a Igreja Católica também produzia e vendia pornografia. E segundo o “Vatican Insider”, do diário italiano “La Stampa”, o assunto deixa muito preocupado o Papa Bento XVI, nascido na Baviera em 1927.

Mas, pelos vistos, este era um segredo mal guardado, pois há dez anos que um grupo de católicos alemães andava a tentar alertar as autoridades eclesiásticas para o facto, tendo sido sempre ignorado. É por isso que, segundo o jornal alemão “Die Welt”, este grupo ficou revoltado com a declaração de um porta-voz da Igreja, quando este afirmou que a “Weltbild tudo fará para evitar a publicação de conteúdos pornográficos”.

Segundo o “Vatican Insider”, a Weltbild é um colosso dos media alemães. É detida há 30 anos por 12 dioceses e também pela Associação das Dioceses Alemãs. A Weltbild é a maior livraria alemã, e a segunda maior no segmento online, apenas batida pela poderosa Amazon. E é fácil perceber este apego dos bispos alemães à Weltbild: a empresa tem um volume de negócios anual de 1,7 mil milhões de euros. O “Vatican Insider” diz ainda que a empresa tem “servido de espécie de banco para a Igreja alemã”.

A Weltbild não se limita a vender livros, também os edita, nomeadamente através da “Droemer&Knaur”, da qual possui 50%. Esta “D&K” produz material erótico, mas também pornográfico, que depois é vendido pela Weltbild. No catálogo da livraria existem mais de 2500 títulos de cariz erótico e pornográfico.

Notas do Papa Açordas: O Capital sempre esteve à frente das religiões... Logo, sabe bem à Igreja Católica Alemã usufruir destes lucros pornográficos...

-

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Un láser de ciencia ficción


La Agencia Espacial Europea (ESA) ha probado en Canarias una nueva forma de medir los gases de efecto invernadero en la atmósfera, como pueden ser el dióxido de carbono y el metano. El nuevo método ha consistido en disparar haces de luz infrarroja de onda corta, guiado por láser verde, desde el observatorio en La Palma al observatorio en Tenerife. (Agencia Espacial Europea (ESA)) - (20minutos.es)
-

Relação indefere mais um requerimento de Isaltino

-

O Tribunal da Relação de Lisboa indeferiu hoje um requerimento de Isaltino Morais em que este pedia a correcção do acórdão de oito de Novembro que rejeitou o afastamento da juíza de Oeiras.

O arguido, que está condenado a dois anos de prisão efectiva num processo que ainda não transitou em julgado, suscitara o incidente de recusa da magistrada, por ela ter ordenado a sua detenção no final de Setembro e a sua libertação 24 horas depois. A decisão de hoje não tem qualquer efeito imediato no caso.

De acordo com uma fonte oficial do Tribunal da Relação, os juízes desembargadores limitaram-se a concluir que o acórdão que confirmou a juíza como titular do processo não carece de qualquer correcção.

Mais importante para o desenrolar do processo é o facto de ter dado entrada hoje à tarde no Tribunal da Relação de Lisboa o recurso em que Isaltino Morais contesta o despacho da juíza de Oeiras que, em meados de Setembro, decidiu não apreciar o seu pedido de conhecimento da alegada prescrição de alguns dos crimes pelos quais foi condenado.

A decisão da magistrada foi tomada pouco antes de mandar prender o arguido, por ignorar a existência de um recurso então pendente no Tribunal Constitucional – que foi entretanto indeferido –, e teve como base o entendimento de que o processo transitara em julgado, o que, afinal, não era verdade.

O recurso depois entregue pela defesa de Isaltino tem estado no Tribunal de Oeiras, onde foram entregues as alegações do arguido e do Ministério Público e só hoje entrou na secretaria da Relação. Nos próximos dias será distribuído ao relator e a decisão deverá ser tomada dentro de um mês ou dois.

Notas do Papa Açordas: A Justiça só faz mal aos pobres, pois os ricos, safam-se sempre, nem que seja de recurso em recurso até à prescrição final... Este Isaltino é mesmo mestre nesta arte...

-

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Aumento do IVA na alimentação e bebidas vai encerrar 21 mil empresas, diz AHRESP

-

O aumento do IVA no setor da alimentação e bebidas de 13 para 23 por cento irá levar ao encerramento de 21.000 empresas e à perda de 47.000 postos de trabalho, disse hoje a associação do setor.

A Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) afirmou hoje, em conferência de imprensa em Lisboa, que este aumento irá trazer “uma significativa diminuição das receitas fiscais, causando o efeito inverso desejado pelo governo”.

O secretário-geral da AHRESP, José Manuel Esteves, prognosticou que o Estado, com a tributação do IVA a 23 por cento, “irá perder mais de 700 milhões de euros” e explicou: “Haverá aumento do desemprego, logo mais pessoas a recorrerem ao respetivo subsídio, acrescidos encargos para a Segurança Social, além da significativa diminuição das receitas fiscais”.

O responsável prometeu que a AHRESP irá “monitorizar” a situação e explicou que em termos fiscais a maior receita do Estado surge da empregabilidade (82,6 por cento) enquanto do IVA arrecada 14,9 por cento.

A AHRESP referiu ainda que o setor do turismo, “um dos mais dinamizadores da economia nacional, irá ser fortemente, prejudicado ao colocar Portugal no top cinco dos países da zona euro com mais elevada taxa de IVA no setor da alimentação e bebidas”.

O presidente da Associação, Mário Pereira Gonçalves, afirmou que esta é “uma inacreditável ameaça” que corresponde “a um aumento direto de IVA de 77 por cento”.

Notas do Papa Açordas: Estou convencido que o governo do sr.Passos vai ficar a perder com este aumento. Para além de haver menos receitas do IVA, há que pagar aos desempregados dos restaurantes que vão fechar... Enfim, mais uma estupidez do sr. Coelho!...


-

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

A honra perdida do jornalismo

-
Manuel António Pina

A notícia de primeira página do "Expresso" de sábado
("Deputado do BE João Semedo foi sócio do BPN numa clínica do
Porto") é das mais inaceitáveis infâmias jornalísticas que vi em
40 anos de profissão.

Os factos são os seguintes: Semedo (hoje deputado do BE) e
outros médicos criaram em 1994 uma clínica no Porto, tendo
com sócio minoritário uma companhia de seguros, a Real Vida;
cinco anos depois, em 1999, essa seguradora foi comprada pelo
BPN, então apenas mais um banco; oito anos mais tarde, em
2007, soube-se que o BPN não era, afinal, apenas mais um
banco e que os seus dirigentes se haviam envolvido numa
gigantesca fraude que custou milhões aos contribuintes;
Semedo já estava entretanto desligado da clínica desde 2000.

Em "O mundo a seus pés", de Orson Welles, Kane explica ao
chefe de Redacção de um dos seus jornais que os factos podem
não ter a mínima importância que o que torna uma notícia
importante é o facto de ela vir na primeira página. Foi o que
fez o "Expresso": pôs a notícia na primeira página e deu-lhe
grande destaque no interior, fazendo com que os inócuos factos
referidos se tornassem relevantes e lançando subliminarmente
uma difusa suspeita (que suspeita?) sobre um homem honrado.

Quem nos rouba a honra, diz Shakespeare em "Othelo", não
fica mais rico e deixa-nos irremediavelmente pobres. A notícia
do "Expresso" rouba não só a honra de João Semedo mas a honra
do próprio jornalismo.(Jornal de Notícias)
-

Elecciones legislativas en Egipto



Un anciano muestra su dedo pulgar manchado de tinta tras ejercer su derecho al voto en la primera ronda de las elecciones legislativas, en un colegio electoral en El Cairo (Egipto) este lunes 28 de noviembre de 2011. (KHALED ELFIQI / EFE)-(20minutos.es)

-

OCDE antecipa a pior recessão e desemprego para Portugal em 2012

-

No próximo ano, a economia portuguesa deverá contrair 3,2%, antecipa a OCDE. Esta é a pior previsão feita por uma organização internacional até à data. A taxa de desemprego vai subir mais do que o previsto e ultrapassar ao 14% em 2013.

No seu Economic Outlook (relatório sobre perspectivas económicas), hoje divulgado, a Organização para a Cooperação e do Desenvolvimento Económico (OCDE) antecipa a pior recessão para Portugal. Em 2012, a economia nacional deverá recuar 3,2%, mais do que os 3% admitidos pelo Governo e pela troika.

A taxa de desemprego prevista pela OCDE para 2012 é, também, pior do que estima o Governo e a troika. A organização projecta que o número de pessoas desempregadas atinja, no próximo ano, os 13,8% da população activa, enquanto o Governo aponta para 13,4% e a Comissão Europeia (CE) para 13,6%.

Do mesmo modo, em 2013, a OCDE prevê que o desemprego volte a aumentar, para um máximo histórico de 14,2%, enquanto Bruxelas admite uma subida ligeira para os 13,7%. Quanto ao Governo, antecipa que, dentro de dois anos, a taxa de desemprego já esteja a descer, fixando-se nos 13%.

Na proposta do Orçamento do Estado (OE) de 2012, o Governo aponta para uma contracção económica de 2,8% no próximo ano, mas, recentemente, o ministro das Finanças, Vítor Gaspar, veio já admitir que a recessão deverá ser pior do que o esperado, alinhando as suas previsões com as da CE, que aponta para um recuo do PIB de 3%.

Agora, é a vez de a OCDE apresentar uma previsão ainda pior, na sequência das sucessivas revisões em baixa das perspectivas de crescimento da zona euro, onde se concentram a grande maioria das exportações nacionais.

Notas do Papa Açordas: E o sr. Álvaro ( o da Economia) diz que 2012 será o ano do princípio do fim da crise... Não consigo perceber como é que um indivíduo destes é ministro!...

-

sábado, 26 de novembro de 2011

Cavaco quer incentivos para fixar populações nas zonas rurais

-

O Presidente da República apelou à criação de incentivos para fixar populações nas zonas rurais, um dia depois de ter promulgado a lei que permite a cobrança de portagens nas SCUT.

“Precisamos de um programa de repovoamento agrário que consiga captar uma parte dos recursos humanos desaproveitados”, disse Cavaco Silva, no encerramento do Congresso do Centenário do Crédito Agrícola, em Lisboa, salientando que veria com “muito bons olhos” uma concertação de esforços entre entidades públicas e privadas para criar medidas de incentivo à fixação nas zonas rurais.

Entre as soluções possíveis, Cavaco Silva avançou com a hipótese de serem criados incentivos ao emprego e aos jovens agricultores, apoios a empresas e a concessão de microcrédito para projectos de desenvolvimento rural.

“O que vos peço, a todos, é um esforço adicional no sentido de darem uma oportunidade, neste momento, a quem está disposto a trabalhar e a contribuir para a superação da crise por que passamos”, acrescentou.

O Presidente da República sublinhou ainda a “missão muito relevante” das instituições financeiras, pedindo um “esforço adicional” às entidades públicas e privadas para darem oportunidades a quem está disposto a trabalhar.

“Apesar dos sacrifícios que a todos são exigidos para que possamos superar as dificuldades do presente, as instituições financeiras, em particular, continuam a ter uma missão relevante a desempenhar”, defendeu o chefe de Estado.

Notas do Papa Açordas: Este senhor, apaixonado pelo Facebook, é muito engraçado. Então, passados uns dias depois de ter promulgado a cobrança de portagens, vem agora apelar para o "seu" governo, a criação de condições para um programa de repovoamento agrário... Pura hipocrisia!... Ainda vamos ter uma nova Junta de Colonização Interna!...


-

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

'40 años de felicidad...'


'40 años de felicidad...' es el cartel diseñado por Kostas Satlanis para el concurso. (Kostas Satlanis)-(20minutos.es)
-

Fitch. Corte no rating é mais um sinal: Portugal precisará de novo resgate

-

Fitch avisa que risco de mais austeridade em 2012 é significativo. Perda profunda de confiança na dívida portuguesa torna “ficção” o regresso aos mercados em 2013

A agência de notação Fitch Ratings cortou ontem a classificação da dívida portuguesa para o nível “lixo”, agravando a desconfiança dos investidores quanto à capacidade de Portugal de cumprir a totalidade dos seus compromissos. A acção da Fitch – a terceira maior agência – segue a já tomada em Julho pela Moody’s e é mais um sinal de que o país terá de depender mais tempo da assistência financeira externa, atada às respectivas reformas estruturais e medidas de austeridade orçamental.“O regresso aos mercados em 2013 é uma ficção”, afirma João Ferreira Marques, ex-analista da agência Fitch. “A probabilidade de um segundo resgate é enorme”, acrescenta.

A Fitch reconhece que, apesar de Portugal estar financiado, “até ao final de 2013 o risco de liquidez pode aumentar à medida que o programa acaba se as condições adversas do mercado persistirem”. Por outras palavras, a República pode ficar sem dinheiro mesmo antes de o programa da troika de 78 mil milhões de euros terminar, caso a desconfiança nos mercados não diminua.

Esta desconfiança, no entanto, levará tempo a desaparecer (a agência chinesa de rating Dagong também cortou ontem a nota portuguesa). Na sequência do corte da Fitch, o banco britânico Barclays apontou que irá retirar os títulos da dívida portuguesa do seu índice de referência europeu de obrigações, o equivalente a uma desclassificação. O Citigroup está prestes a fazê-lo, aguardando apenas o corte feito pela agência que falta, a maior, a Standard&Poor’s. A exclusão dos índices e o agravamento da notação financeira garantem o afastamento dos investidores estáveis que no passado financiaram Portugal, como fundos de pensões ou bancos centrais – e atraem investidores mais de curto prazo, como fundos mais arriscados, como os hedge funds, em busca de alta rendibilidade.

“Os gestores de fundos de investimento prudentes têm linhas de orientação para investir em obrigações, que têm a ver com o rating”, aponta o economista Miguel Beleza. “Este corte não ajudou: Portugal está abaixo dos mínimos para esses investidores”, junta Beleza. João Ferreira Marques concorda: “A confiança demora a reconquistar-se e os investidores que compravam este tipo de dívida não têm mandato para correr risco.”

Notas do Papa Açordas: E é assim. O chamado governo é mais troyquista que a troyca e só temos merda. Quanto maior for o roubo ao cidadão, maior é a necessidade de recorrer a novos empréstimos e maiores serão os juros...

-

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Araña roja


La secuenciación del genoma de la araña roja, un ácaro que es capaz de devorar más de mil tipos de plantas, ha abierto la puerta a nuevas estrategias de control de plagas que eviten el uso de pesticidas convencionales. Fotografía facilitada por el Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC). (Marc Cazaux / Marie Navarao / EFE)-(20minutos.es)
-

Três repartições de Finanças atacadas com cocktails molotov

-

Três repartições de Finanças foram atacadas, esta manhã, com cocktails molotov, em Lisboa.

De acordo com a informação disponibilizada pela página do Facebook da PSP "às 08h25 foi arremessado um cocktail molotov contra a montra de uma repartição de finanças em Alvalade. Cerca de 20 minutos mais tarde foi atirada uma lata de tinta contra a montra da repartição de finanças da Avenida General Roçadas em Lisboa".

Mais tarde, às 09h15, foi lançado um novo cocktail molotov registado nas instalações das finanças em Benfica.

Uma terceira repartição, na zona oriental de Lisboa, foi atingida por latas de tinta, referiu fonte do Comando da PSP.

De acordo com a PSP, "não foram registados danos subsequentes e a PSP encontra-se a apurar responsabilidades em coordenação com outros serviços de segurança".

Devido a estes incidentes, a PSP reforçou a vigilância e patrulhamento às repartições de finanças, disse hoje fonte do Comando desta força de segurança à Agência Lusa.

Notas do Papa Açordas: Um bom aviso para o governo nesta sua saga de roubar os portugueses, especialmente os funcionários públicos... Não venha dizer depois que não foi avisado!...


-

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

En la escuela



Una profesora invidente enseña a un grupo de niños, parcialmente ciegos, el funcionamiento de una máquina de Braille. La escena se desarrolla en Academia real para ciegos que abrió en la ciudad jordana de Amman el pasado mes y que proporciona educación a 150 alumnos. (Ali Jarekji / REUTERS)-(20minutos.es)

-

Um deputado do PSD pode votar por 25 na Madeira

-

A Assembleia Regional da Madeira, por proposta do PSD ontem aprovada com votos contra de toda a oposição, decidiu que nos plenários “os votos de cada partido presente são contados como representando o universo de votos do respectivo partido ou grupo parlamentar”.

O PSD, cuja maioria absoluta está segura por apenas mais dois deputados, garante assim que nenhuma proposta da oposição venha a ser aprovada quando tiver algumas ausências na sua bancada.

Na sua proposta de alteração ao regimento ontem aprovada, a quarta em dois anos, os sociais-democratas reforçam aquela ideia ao garantir que o voto do presidente e demais membros da mesa “são contados como incluídos no partido a que pertencem”.

O PSD alterou também a definição de quórum, ao decidir que o parlamento pode funcionar em plenário com um mínimo de “um terço do número de deputados em efectividade de funções”. Esta norma viola o próprio Estatuto Politico-Administrativo da Madeira, segundo o qual “a Assembleia considera-se constituída em reunião plenária encontrando-se presente a maioria dos seus membros [art. 52º]”.

O novo regimento introduz uma prática de outros parlamentos ao determinar, no seu novo artigo 69, que as votações ocorram “somente na última reunião de cada semana” (quinta-feira), excepto quando a conferência de líderes deliberar contrariamente.

Por outro lado, mantém a interdição de os jornalistas (sujeitos a um código de indumentária) acederem as reuniões das comissões. “Este é um regimento à altura dos desafios que a região atravessa”, sublinhou o vice-presidente da bancada social-democrata, Tranquada Gomes.

Notas do Papa Açordas: O nosso "Hugo Chavez" lá vai "democratizando" a Madeira, à sua maneira... É impensável que isto aconteça numa parcela de Portugal, com o fechar de olhos do Presidente da República, Primeiro-Ministro e Tribunal Constitucional... Até quando?!...

-

A cigarra e a formiga

-
Manuel António Pina

Na Madeira o Carnaval financeiro continua animado. Desta
vez (crise?, qual crise?) são três milhões de euros só para
iluminações natalícias e fogo-de-artifício que, com o "programa
de animação" dos ilhéus, que andavam desanimados desde que
Jardim confessou estar "entalado" com dívidas e não ter mais
euros para distribuir (entretanto, porém, já terá pedido ajuda a
Passos Coelho), poderão chegar a 5 milhões. A pagar pelos
subsídios de férias e Natal adivinhe-se de quem.

Uma verdadeira festa à madeirense: financiamento com
dinheiros públicos dos negócios de empresários de hotelaria e
comerciantes locais, tudo gente amiga que, como de costume,
não gastará um chavo, limitando-se a ficar eternamente grata
a Jardim e a embolsar lucros com incontáveis e embasbacadas
multidões de turistas que "vai vir em 'charters'" da China e do
Mundo inteiro para ver as "iluminações"; e contratação das
"iluminações" por ajuste directo à empresa de um ex-deputado
do (surpresa!) PSD-M e por um preço meio milhão acima do
valor por que ela se propusera fazê-las em concurso público
entretanto anulado após impugnação de outros concorrentes.

Enquanto isso, por cá, os "cubanos" passarão o Natal às escuras
pois, como diz o Governo da "troika" (ou lá de quem ele é), é
preciso empobrecer. É a nova versão da fábula da cigarra e da
formiga, com a cigarra sempre a folgar e a formiga, na penúria,
a trabalhar para lhe pagar os folguedos. (Jornal de Notícias)
-

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Nueva ola de manifestaciones en Egipto



Un manifestante se enfrenta a la policía durante los incidentes en las proximidades de la Plaza Tahrir, en El Cairo, Egipto. (Mohamed Omer / EFE)-(20minutos.es)

-