sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Roche recua na nova política de pagamentos após garantias do Ministério da Saúde

-

A Roche Farmacêutica anunciou nesta sexta-feira que suspendeu, para já, a nova política de pagamentos em cinco hospitais, depois de o Governo ter transmitido “a intenção de liquidar os montantes em dívida”, anunciou a farmacêutica.

“O Governo português transmitiu a intenção de liquidar os montantes em dívida, comprometendo-se a apresentar um plano de pagamentos, até ao final de Janeiro de 2012, e a ser cumprido neste mesmo ano”, lê-se no comunicado do laboratório.

A 18 de Novembro, a Roche tinha anunciado que iria alterar a sua política de crédito a partir de Dezembro, junto de cinco hospitais portugueses com dívidas acumuladas há mais de 750 dias. Na altura, a empresa referiu que, nalguns casos, as dívidas acumuladas chegam aos 900 dias, “em claro incumprimento do prazo de pagamento de 60 dias, acordado por ambas as partes”.

A suspensão da nova política de pagamentos surgiu após contactos mantidos nos últimos dias com as autoridades de saúde, com as quais o diálogo tem decorrido de “forma construtiva e sempre orientado para a resolução desta questão”, recorda a farmacêutica. “A Roche congratula-se com a abertura das entidades governamentais no sentido de encontrar uma solução equilibrada para todos os intervenientes” e mostra-se “confiante” de que “serão criadas as condições necessárias para que médicos, profissionais de saúde e principalmente doentes continuem a beneficiar dos nossos medicamentos inovadores”.

No passado dia 24 de Novembro, o PÚBLICO já tinha avançado que os hospitais com dívidas estão a ser forçados a cumprir novas regras para continuarem a receber medicamentos dos laboratórios. Entre outras condições, as empresas farmacêuticas exigem que seja fixado um plano de pagamento a prestações da dívida ou só admitem fornecer uma nova remessa de medicamentos quando a factura anterior estiver saldada.

Notas do Papa Açordas: Até parece mentira como a Roche Farmacêutica enfiou o gorro. Está mais que provado que o (des)governo do sr. PC, vai falhar com os seus compromissos... Veja-se o que aconteceu com as promessas eleitorais...

-

Sem comentários: