terça-feira, 9 de agosto de 2011

Quando a Câmara de Beja não salda as suas dívidas, a calçada é que paga

-

O insólito aconteceu, na última sexta-feira, na freguesia da Salvada, localidade que faz parte do concelho de Beja. O subempreiteiro contratado para colocar calçada na Avenida 25 de Abril voltou ao local para levantar a pedra. Motivo? A autarquia não lhe pagou a obra e, por isso, decidiu apoderar-se da calçada para devolver a pedra ao fornecedor, ele próprio à espera de ser pago pelo fornecimento de material.

O episódio já é do conhecimento da Câmara de Beja, que tem até hoje para saldar uma dívida que ronda os 30.000 euros. Se não pagar, o subempreiteiro ameaça voltar à avenida e levantar o resto da calçada, para a devolver, uma vez que não tem dinheiro para pagar ao fornecedor.

O início deste episódio intrigou quem passava na Avenida 25 de Abril, na última sexta-feira. Um homem, bastante enervado, levantava a pedra dos passeios nesta artéria que se encontra em obras de requalificação há quase um ano. As pessoas da terra foram-se juntando para saber o que se passava. De picareta em punho a pedra saltava, deixando uma clareira cada vez maior.

O presidente da Junta de Freguesia da Salvada, Sérgio Engana, foi avisado do que se estava a passar. Deslocou-se ao local e rapidamente percebeu que o homem que levantava a calçada era Roosevelt Monteiro Fernandes, o subempreiteiro contratado para tratar dos passeios. O autarca procurou demovê-lo, mas o homem estava mesmo disposto a ir até ao fim, ignorando o aviso de que seria chamada a polícia.

Roosevelt Fernandes só parou quando Sérgio Engana contactou o chefe de gabinete do presidente da Câmara de Beja, Jorge Pulido Valente (PS), informando-o do que se estava a passar. Mesmo assim, o subempreiteiro fez um ultimato: "Volto na próxima terça-feira [hoje], se não me pagarem os 30.000 euros que me devem."

Notas do Papa Açordas: Isto mostra bem as dificuldades que as Câmaras Municipais têm em pagar as suas dívidas. Na minha terra, diz-se que "Quem não tem dinheiro, não tem vícios..." Ainda ontem, Macário Correia,dizia que há Câmaras a pagar ordenados com o dinheiro das águas... É só miséria!

-

1 comentário:

C Valente disse...

Anda por ai muito caloteiro, e as câmaras estão em lugar cimeiro
Saudações amigas e bom fim de semana