sábado, 27 de agosto de 2011

PSD e CDS travam imposto do BE sobre as grandes fortunas

-

Projecto do BE taxa o património, incluindo cabeças de gado e ouro. A proposta do governo de imposto sobre os ricos só avança em 2012

O PSD e o CDS são contra a proposta do Bloco de Esquerda de taxar o património dos mais ricos. Os dois partidos da coligação vão opor-se a esta iniciativa com o argumento de que é de difícil aplicação prática.

Em cima da mesa está o facto de os parceiros de coligação esperarem pela proposta de lei do governo que deve ser apresentada para a semana, mas que só entrará em vigor no próximo ano. A medida do executivo, que vai ser discutida em sede de Orçamento do Estado para 2012, vai em sentido contrário à do BE, taxando apenas o rendimento, como foi defendido pelo Presidente da República.

Isto porque o projecto de lei do BE, apresentado ontem pelo líder da bancada parlamentar, Luís Fazenda, visa os bens patrimoniais acima dos dois milhões de euros como valores mobiliários, quotas, acções ou obrigações, créditos, terrenos e imóveis, veículos, gado, ou ouro e prata.

O PSD diz não a uma taxa deste género. "O Bloco quer uma taxa sobre o património. Como é que o Estado sabe o ouro e prata que uma pessoa tem? Vamos analisar a questão com seriedade, ponderação", explica ao i o vice-presidente da bancada parlamentar, Luís Menezes. Sem avançar a posição final do partido, o deputado remete para a solução do executivo: "O governo já disse que está a estudar a situação. Não podemos fazer a lei mal feita, à pressa. É preciso ter cabeça, tronco e membros."

Notas do Papa Açordas: Se existissem dúvidas sobre a posição do PSD e CDS nesta matéria, elas se dissipariam rapidamente: NÃO ESTÃO INTERESSADOS EM TAXAR AS GRANDES FORTUNAS!...


-

Sem comentários: