sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Previa-se corte na despesa, mas afinal o gás e a luz passam para os 23% de IVA

-
O Ministro das Finanças deveria ter anunciado medidas para conter a despesa, mas afinal veio anunciar a subida da taxa de IVA do gás e da electricidade para os 23%

O executivo de Passos Coelho vai antecipar para 2011 a medida que previa subir a taxa de IVA aplicadas ao consumo de gás natural e da electricidade para os 23%, ou seja, a taxa normal. A medida estava prevista para 2012, mas Gaspar antecipou-a, contando com isto amealhar 100 milhões de euros de receita para os cofres do Estado. Vítor Gaspar recordou que para as famílias ditas mais carenciadas será aplicada a chamada tarifa social, com redução de custos. Neste momento, aqueles dois serviços estavam na taxa reduzida, ou seja, eram taxados a 6%.

Outra das medidas anunciadas foi a do congelamento da progressão dos regimes remuneratórios dos funcionários dos ministérios da Administração Interna e da Defesa Nacional, precisamente os dois que mais mediáticos se têm mostrado nas questões de pagamentos de ordenados e dinheiro para funcionamento, com várias notícias a darem conta de dificuldades financeiras. Esta medida tem efeitos a partir de Setembro.

Gaspar referiu ainda que a missão da troika confirmou o desvio esperado na execução orçamental, que equivale a 1,1% do PIB. O ministro lembrou que a sobretaxa a cobrar sobreo subsídio de Natal "irá compensar uma parte desse desvio".
Notas do Papa Açordas: E a despesa, pá? Não mexem na despesa? Porquê? É só aumento de impostos mas, tomem atenção, o povo pode-se chatear e... a Grécia está aqui tão perto!...




-

1 comentário:

Anónimo disse...

É uma vergonha ter a PSP no aeroporto de Faro, que só serve para incomodar os turistas. Verificam os agentes meticulosamente, se os carros estacionados à espera dos passageiros estão devidamente legalizados. Se por acaso os documentos, não estão no carro, vinheta do seguro, vinheta da inspecção, etc... Há logo lugar a busca informática, que demora cerca de meia hora, porque os computadores são do género do Magalhães. Entretanto o turista fica retido por mais de uma hora, causando logo um mau estar no início da sua viagem, que começa por ser agravado com a breve entrada em vigor das portagens, dos aumentos do IVA de 6% para 23%, o que vai originar a nível interno mais falências nas pequenas e médias empresas, porque o poder de compra dos referidos turistas também é afectado pelo efeito bola de neve destas subidas de taxas. Que se verifica então; os turistas procuram outras paragens e nós que pouco mais temos do que esta indústria, teremos que encerrar para férias por tempo indeterminado, a começar pela passagem de um chefe da PSP, de Sargento a Tenente, pelo cuidado em fiscalizar as viaturas que estão estacionadas à sombra e não se efectuar uma simples patrulha durante o dia nas ruas das cidades; não se efectuar sequer uma diligência em relação aos carros que são roubados e vandalisados, não se efectuar sequer uma diligência para verificar os roubos de alfarrobas, de cortiça, etc... Acontece que agora a PSP também tem Rambos, que praticam musculação e que assustam as pessoas pelo aspecto feroz de quem vai para uma guerra do não sei onde? O turista vendo este aparato policial tem logo vontade de voltar para a sua terrinha, porque os fogos também não os incentivam a permanecer neste nosso cantinho à beira mar plantado. O aumento em flecha dos preços em todos os locais, também não incentiva os turistas a visitarem as nossas unidades hoteleiras e de restauração, que terão de fechar as portas, pelo que a única saída que eu vejo para a PSP e para a GNR é dedicarem-se à agricultura, que o nosso País precisa é que haja produção e não de aumento de receitas por subida de taxas e de impostos e imposição de portagens. Mário Lino como Iberista era e é um traidor à Pátria, temos mais, mas este é o homem dos camelos, que mais não estão a fazer de forma indirecta, que a Espanha nos absorva:
OS CAMELOS
Já dizia um Mário Lino
margem Sul é o deserto
e um camelo pequenino
leva sempre do esperto!
-
e veio um Manuel Pinho
já cansado de contornos
por gostar dum copinho
mostrar o par de cornos!
-
e cansado já da tourada
fez um dia como Tordo
mandou toda a cambada
ao lado jogar no Gordo!
-
em vendo as maravilhas
da Espanha, o País belo
espetam cá bandarilhas
agora em todo o camelo!

-
e aos camelos carenciados
se aplica uma taxa de zero
e os tais ricos afortunados
não pagam a Gaspar, fero?
-
com um toque de harpas
como o fez um dia Nero
Gaspar espeta umas farpas
num povo a tender a zero?
-
vem um Miguel Macedo
e com Rambos à mistura
a este povo já mete medo
na tourada negra e pura!
-
e vem um outro Macedo
o de farpas nos impostos
que começou muito cedo
a por velhos tantos rostos!
-
da Educação, Nuno Crato
do ensino, fecha trezentos
isto é que vai ser um prato
duma tourada a jumentos!
-
e somos burros e camelos
no dizer de Marinho Pinto
há advogados e juízes belos
que copiam, eu não minto!
-
e agora que vamos em fila
para a bicha do pão e leite
porque não vai uma cafila
a “troika” do País, deleite?
-
e um tratador dos camelos
qu'inda tem sua aspiração
aplica coimas, cobra selos
a um camelo qu'é cidadão!
-
Eugénio dos Santos