domingo, 7 de agosto de 2011

Dirigente das Novas Oportunidades demitido por Passos

-

Na campanha, líder do PSD qualificou o programa de "megaencenação". Capucha reagiu duramente

"Foi comunicado ao Dr. Luís Capucha que não seria renovada a comissão de serviço." Esta é a explicação lacónica do Ministério da Educação da saída do presidente da Agência Nacional para a Qualificação (ANQ), Luís Capucha, que tinha a seu cargo a gestão do programa das Novas Oportunidades (NO). Na mesma nota, o ministério de Nuno Crato lembra que, "de acordo com a Lei 2/2004, de 15 de Janeiro, a mudança de governo determina a cessação das comissões de serviço dos cargos de direcção superior de 1.o grau no prazo de 45 dias". Também o Ministério da Economia (a ANQ tem tutela partilhada entre Educação e o ministério de Álvaro Santos Pereira) confirmava a saída de Luís Capucha.

Todo este laconismo não faz esquecer a guerra de palavras entre Passos Coelho e José Sócrates, em plena campanha eleitoral, sobre as Novas Oportunidades, que acabou por meter Luís Capucha ao barulho, com a este a reagir duramente às declarações do líder social-democrata.

A 16 de Maio, a meio da tarde, numa acção de campanha em Vila Franca de Xira, Passos Coelho anunciou que, em caso de vitória, pediria uma auditoria externa às NO. E foi mais longe, chamando àquele plano de educação "megaencenação no país paga a peso de ouro e uma megaprodução que mais não fez do que estar a atribuir um crédito e uma credenciação à ignorância".

À noite, Luís Capucha reagia com dureza: "Aquilo que [Passos Coelho] diz é, no fundo, quase insultuoso para centenas de escolas que têm centros de Novas Oportunidades e está a desconsiderar o trabalho de mais de 10 mil profissionais, incluindo professores e técnicos da iniciativa, e especialmente a esmorecer o esforço de 1,5 milhões que aderiram ao programa." E qualificou a declaração como "irresponsabilidade".

Notas do Papa Açordas: As Novas Oportunidades foram uma criação do sr.Sócrates, para angariação de uns milhares de votos. Era bom que Passos Coelho mandasse fazer um inquérito, para detectar quem tinha beneficiado com estes cursos...

-

Sem comentários: