segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Passos Coelho demite patrão das secretas

-

Passos Coelho fala hoje com o secretário-geral do Sistema de Informações da República

O chefe das secretas pode ir para a rua hoje mesmo. Pedro Passos Coelho recebe Júlio Pereira em S. Bento e o destino do secretário-geral do Sistema de Informações da República (SIRP) está traçado. Demite-se ou é exonerado pelo primeiro-ministro. A gota de água foi a divulgação do último escândalo em que está envolvido Jorge Silva Carvalho, ex-director do Serviço de Informações Estratégicas de Defesa (SIED), actualmente quadro da Ongoing de Nuno Vasconcelos e José Eduardo Moniz, e que foi chefe de gabinete de Júlio Pereira no SIRP.

Jorge Silva Carvalho montou uma operação no SIED, designada "Lista de Compras", através da qual obteve a lista de SMS e de chamadas telefónicas do jornalista Nuno Simas, então no Público e hoje director de informação adjunto da Lusa, entre 19 de Julho e 12 de Agosto de 2010.

A lista foi obtida com a colaboração de um funcionário da Optimus, não identificado, que pode trabalhar pontualmente para o SIED ou ser mesmo um elemento infiltrado na empresa de telecomunicações de Belmiro de Azevedo.

Silva Carvalho pode ser acusado pelos crimes de devassa da vida privada, devassa por meio informático, violação de telecomunicações, violação de segredo, aproveitamento indevido do segredo, agravação, abuso de poder, violação de segredo de telecomunicações. O interesse de Silva Carvalho em Nuno Simas pode estar relacionado com um conjunto de notícias sobre o SIED assinadas pelo jornalista no Público. Numa delas contava-se que uma lista de agentes do SIED constavam do site oficial da Presidência do Conselho de Ministros. Um erro dos serviços, que colocaram os nomes de todos os agentes autorizados a irem ao gabinete de Júlio Pereira na Gomes Teixeira e que inicialmente entravam na presidência do Conselho de Ministros sem qualquer controlo.

Notas do Papa Açordas: As Secretas portuguesas mais parecem brincadeiras de moço do que serviços essenciais à segurança do Estado...Atendendo a tudo isto, já acredito nas escutas a Cavaco Silva, pelo governo de Sócrates...

-

Sem comentários: