domingo, 16 de maio de 2010

Seguro pronto para avançar no próximo Congresso do PS

-
José Lello, do Secretariado Nacional, lançou-lhe o repto
Seguro desafiado a avançar para a liderança do PS já no próximo congresso do partido
-
A menos de um ano do congresso ordinário do PS, António José Seguro quebra o silêncio e fala claro: "Se houver um momento em que eu considere que seja útil dar o meu contributo ao PS e ao país, em torno do projecto e das ideias que defendo, assumirei as minhas responsabilidades". Ontem, em entrevista ao Expresso, Seguro diz-se disponível para avançar para a liderança do PS, ao contrário do que aconteceu em 2004, mas também diz que "este não é o momento".
-
A disponibilidade do ex-líder parlamentar do PS não representa uma novidade. "Era o segredo mais mal guardado da vida partidária dos últimos anos. Os sinais eram muitos e há muito que estava escrito que António José Seguro seria candidato à liderança do PS", afirma Pedro Adão e Silva, ex-dirigente socialista que não acredita que o deputado entre no combate do próximo ano, até porque a questão da sucessão no PS não se coloca.
-
Bem mais duro, José Lello, da direcção nacional do PS, acusa Seguro de se "estar a pôr em bico dos pés" e lamenta que "uma pessoa tão cautelosa" quanto ele se "deixe instrumentalizar". E desafia-o a avançar já no próximo congresso. "Escusa de estar nervoso, o que precisa é de estar preparado para o congresso, e se estiver preparado vai à luta. É assim que se faz no PS", declara o dirigente, deixando um recado: "[Seguro] escusa de antecipar um combate político que só vai ser no próximo ano. Se ele quiser ir à luta, é bom, é estimulante e é democrático".
-
Ressalvando que a questão da sucessão no PS não está em causa, Lello critica a inoportunidade da entrevista - "o Governo vive um momento particularmente difícil" -, e chega mesmo a falar de "oportunismo político inaceitável". Duro nas críticas, o dirigente afirma que a atitude de Seguro "não é boa nem em termos de solidariedade partidária, nem em termos do interesse nacional".
-
Notas do Papa Açordas: Oxalá António José Seguro consiga ser oposição a Sócrates. Embora seja difícil, é possível vencer Sócrates, pois dentro do partido existe muito descontentamento com as políticas deste governo. Quanto a José Lello, é o definhar de um socretinho...
-

Sem comentários: