sábado, 1 de maio de 2010

Parque Escolar: tudo em família...

-
Documentação sobre este caso entregue na AR
Parque Escolar entrega projectos a colegas de administradora
-
A empresa Parque Escolar adjudicou, sem concurso, projectos de arquitectura para a remodelação de 13 escolas secundárias a sete colaboradores de um dos membros do seu conselho de administração. O alerta consta da documentação entregue recentemente na Assembleia da República por um grupo de arquitectos que, este ano, lançou uma petição contra a prática de contratação seguida por aquela empresa pública.
-
Todos os projectos de arquitectura para as mais de 200 escolas abrangidas, para já, pelo programa de modernização do parque escolar, lançado em 2007, foram contratados por ajuste directo. O montante destes contratos ultrapassa os 40 milhões de euros. Entre os 103 arquitectos contratados, sete são também professores do curso de mestrado integrado de Arquitectura do Instituto Superior Técnico, que tem como coordenadora a arquitecta Teresa Valsassina Heitor, que é, em simultâneo, vogal do conselho de administração da Parque Escolar.
-
No conjunto, os contratos celebrados com estes arquitectos rondam os dois milhões e quinhentos mil euros. A um deles foram entregues seis escolas, sendo o segundo arquitecto com mais contratos com a Parque Escolar. Em resposta a questões do PÚBLICO, a empresa confirmou que Teresa Heitor participou na decisão de contratação destes sete arquitectos. "Como resulta da documentação oportunamente entregue na Assembleia da República e da metodologia de escolha de projectistas que lhe está subjacente, a Parque Escolar tomou as suas decisões por unanimidade, incluindo, portanto, o voto da vogal do conselho de administração, arquitecta Teresa Heitor", indicou a empresa, numa resposta enviada por e-mail, onde se desvaloriza também o papel dos administradores na decisão: "Como é natural numa empresa com a dimensão da Parque Escolar, a preparação das deliberações submetidas ao conselho de administração é, sempre, efectuada pelos serviços, de acordo com critérios e metodologias em que não é determinante a posição individual de nenhum dos membros do conselho de administração."
-
Notas do Papa Açordas: É natural! Na Administração (?) Pública, é usual as adjudicações serem em circuito fechado!... Isto é, as adjudicações são entregues a pessoas relacionadas com a NOMENKLATURA!... É por isso, que o sr. Sócrates foi contra os projectos, apresentados por João Cravinho...
-

1 comentário:

DM disse...

Mas há mais Valsassinas Heitores em Portugal além da Teresa Valsassina Heitor por acaso até existe outro Valsassina Heitor no governo, secretário de estado de nome completo Manuel Valsassina Heitor também do IST jornal i 28 out 2009

Manuel Heitor permanece como único secretário de Estado do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Mariano Gago. (...)