quarta-feira, 12 de maio de 2010

2010. Corrupção e violência nas escolas aumentam

-
Os novos dados da Procuradoria de Lisboa contabilizam a maior descida nos casos de violência doméstica. Cascais é a excepção
-
Os últimos números da Procuradoria Distrital de Lisboa, referentes aos primeiros meses de 2010, apontam para uma subida dos casos de violência doméstica e de corrupção, comparativamente ao mesmo período do ano passado. De 31 para 50 inquéritos de violência nas escolas, e de 88 para 120 casos de corrupção.
-
O distrito judicial de Lisboa - há mais três no país (Porto, Coimbra e Évora) - que engloba as comarcas dos Açores e Madeira, indica esta última como a que mais contribuiu para o aumento dos inquéritos de corrupção. Sintra é a responsável pelo aumento da violência em ambiente escolar. Todavia, Cascais parece ser a comarca que regista os maiores aumentos globais por tipo de criminalidade: aumenta o número de inquéritos de corrupção e violência doméstica de zero para 11 e zero para quatro, respectivamente, e regista ainda um aumento de nove para 148 casos de violência doméstica. Sobem para o dobro (14) o número de crimes contra a liberdade e autodeterminação sexual de menores. Também aumentam os crimes de droga (41) e triplicam os inquéritos de condução sem habilitação legal, sob efeito do álcool, ou outras infracções rodoviárias (147).
-
Ainda relativamente aos casos de corrupção, para além da Madeira e Cascais, também o Barreiro - de três casos em 2009 para 19 este ano - e Almada - de um para oito - contribuem para agravar os resultados. No que toca à violência nas escolas, Sintra, Cascais e Loures, registam as maiores subidas.
-
Notas do Papa Açordas: Qual será a opinião do ministro do MAI sobre estes dados? Certamente dirá que a corrupção e a violência estão a descer... É o habitual... O certo é que o governo nada tem feito para a sua diminuição, a não ser, soltar os criminosos...
-

Sem comentários: