quinta-feira, 10 de abril de 2008

Telefone, Internet e televisão


Poupe 25 euros se pagar serviços de comunicações em pacote
-
Efeitos de separação da PT e da PTM para consumidores. Os pacotes de serviços de comunicações, os chamados «triple» ou «double play», chegaram para ficar, mas também para permitir poupanças significativas e que podem chegar até aos 25 euros. É o efeito, como já tinha sido antecipado, da Oferta Pública de Aquisição (OPA) lançada pela Sonaecom sobre a Portugal Telecom, que trouxe mais concorrência.
-
A verdade é que, apesar do falhanço desta operação, tornou-se obrigatória a separação entre a Portugal Telecom e a PT Multimédia (agora Zon Multimédia) e os benefícios para os consumidores já se estão a verificar. Ambas as empresas tiveram que criar os serviços que não disponibilizavam e estão a concorrer não só com as outras operadoras, mas também entre si.
-
A guerra das operadoras é a fidelização dos clientes e, por isso mesmo, estas fazem pacotes de serviços com preços cada vez mais apetecíveis, não compensando assim pagar as ofertas em separado.
-
Para começar, é importante que perceba o conceito: por «triple play» entende-se por uma oferta de três serviços-telefone, Internet e televisão-e o «double play» tem, como o próprio nome indica, apenas dois deles.
-
Quais as mais baratas?
-
Saiba então que, se somarmos a assinatura de um telefone a um acesso à Internet e a um pacote de canais de televisão vai custar quase 60 euros. Mas se compararmos as ofertas «três em um» verificamos que as mais baratas são as da AR Telecom (TvNetTel), da Sonaecom (Clix e SmarTV) e da Zon Multimédia (TV, Net, Phone) ao rondarem os 38 euros. As mais caras e com um custo mensal de mais de 50 euros são as da Cabovisão e da Portugal Telecom, com os respectivos pacotes Triplo 3 e Meo.
-
No entanto, estas propostas têm diferenças entre si e têm de ser consideradas consoante as necessidades e preferências de cada um. Mesmo assim, qualquer uma delas fica mais barata, na melhor das hipóteses, em quase 25 euros e, na pior, em quatro euros por mês se pagar estes serviços em separado. E há ainda as vantagens de não se pagar assinaturas de telefone e das campanhas pontuais que as operadoras estão constantemente a fazer.
-
Outro ponto a favor é obviamente o facto de se pagar uma só conta, o que é muito mais cómodo. O senão é que se a linha avariar fica simultaneamente sem qualquer um dos três serviços. (Agência Financeira)
-
Nota do Papa Açordas: Como no poupar é que está o ganho, nós já mudámos para a ZON Multimédia e, na realidade, o serviço é muito melhor que a SAPO.

Sem comentários: