quarta-feira, 9 de abril de 2008

Com coração de suicída, matou-se


Com coração de suicida, matou-se
-
Um norte-americano que tinha recebido o coração de um suicida num transplante feito há 13 anos, matou-se da mesma forma que o seu doador, afirma uma reportagem do jornal "Beaufort Gazette".
-
Segundo o jornal, Sonny Graham sofria de insuficiência cardíaca quando recebeu, em 1995, o coração de Terry Cottle, que se tinha suicidado com um tiro na cabeça.
-
Depois de um ano com o novo coração, procurou a família de Cottle para agradecer pelo órgão e acabou por se envolver e casar com a viúva do doador, Cheryl Cottle, em 2004.
-
O jornal cita fontes da Polícia e afirma que, na semana passada, Sonny Graham, que morava no Estado norte-americano da Geórgia com a esposa e tinha 69 anos, se matou com um tiro na garganta, na garagem da casa.
-
O fenómeno da herança de traços da personalidade do doador em transplantados já foi estudado por cientistas. Em 2002, a revista científica "Journal of Near-Death Studies" publicou uma pesquisa extensiva, realizada pelo neuroimunologista Paul Pearsall, sobre este assunto. Pearsall entrevistou 150 transplantados com coração ou pulmões e afirmou que as células vivas do tecido do órgão transplantado tinham capacidade de memória.
-
A teoria, conhecida como "memória celular", foi tema de um livro escrito por Pearsall e inspirou ainda outra publicação "A voz do coração", da professora de dança Claire Sylvia.
-
Apesar dos estudos sobre a herança da personalidade dos doadores, vários especialistas em transplantes afirmam que ainda há pouca prova científica sobre esta relação. (Jornal de Notícias)
-
Nota do Papa Açordas: Será que as células vivas do tecido do órgão transplantado têm capacidade de memória? Muito interessante...