sábado, 31 de maio de 2014

Remunerações: Constitucional devolve parte do salário da Função Pública

-
Quem recebe mil euros por mês vai recuperar 52 euros, noticia a Rádio Renascença. O chumbo do Tribunal Constitucional trouxe alguma folga salarial aos funcionários públicos. Resta saber agora que medidas o Governo ainda irá aplicar, para compensar mais um novo chumbo.

Os funcionários públicos com vencimentos de 1000 euros irão recuperar 52 euros por mês. O valor é dado pela Rádio Renascença e serve de referência para os trabalhadores do Estado, que ontem viram o tribunal Constitucional chumbar novas medidas do Executivo.

A redução para este ano para quem ganhava este valor bruto passou de 0% para 5,2%, o que quer dizer que os funcionários nestas circunstâncias recebiam menos 52 euros desde o início do ano. Para quem ganha dois mil euros brutos, no ano passado já havia 'perdido' 70 euros por mês. Com as últimas medidas esse corte chegava aos 240 euros, situação que o chumbo do Constitucional veio mudar.

Mas a folga salarial estende-se mesmo a quem ganhava menos.

Recorda a rádio que um funcionário público com um salário base de 750 euros – o mesmo de 2010 – não teria qualquer corte até ao ano passado, uma vez que também não houve aumentos. Essa situação, no entanto, mudou no início desde ano.

Desde Janeiro que com a redução de 3,5% que passou a ser aplicada implicava menos 26 euros por mês na conta pessoal. Ou seja, o salário bruto baixou para 724 euros. Com a decisão do Tribunal Constitucional, a partir deste mês de junho que a remuneração volta aos 750 euros, algo que terá também implicações no montante do subsídio de férias.

Veremos agora é se esta situação se mantém ou se as medidas que o Governo escolher irão incidir novamente sobre os ordenados da função pública. (Notícias ao Minuto)

Notas do Papa Açordas: Este desgoverno ficará conhecido pela inconstitucionalidade dos seus Orçamentos e do seu ódio para com os funcionários públicos...

1 comentário:

Kruzes Kanhoto disse...

Mas é incapaz de impor rigor aos desvarios dos autarcas. Até doi só de ver a base.gov