sábado, 3 de maio de 2014

Luanda: Detidos jovens em manifestação pela liberdade de imprensa

-
Oito jovens foram hoje detidos pela polícia na Praça da Independência, em Luanda, quando pretendiam assinalar o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, e deixados horas depois a mais de 60 quilómetros, disse à Lusa um dos manifestantes.

Manuel Nito Alves acrescentou que os oito foram obrigados a subir para uma viatura da polícia quando tentavam entrar na base do monumento ao primeiro Presidente angolano, António Agostinho Neto, para se manifestarem a favor da transmissão em direto dos debates da Assembleia Nacional na comunicação social.
"Agarraram-nos e bateram-nos com porretes. Fomos deixados no Calumbo, no município de Viana e acusaram-nos de só querermos criar confusão em Angola", disse Nito Alves à Lusa.
Antes de serem deixados no Calumbo, que dista mais de 60 quilómetros de Luanda, os agentes da polícia ameaçaram de morte os oito jovens, acrescentou Nito Alves.
Antes da detenção, a Lusa testemunhou a presença de um forte contingente policial na Praça da Independência, com dezenas de agentes da polícia, incluindo efetivos da Polícia de Intervenção Rápida e de um helicóptero a sobrevoar a zona.
Nito Alves, de 17 anos, tornou-se a 12 de setembro de 2013 uma figura conhecida entre os meios da oposição ao regime ao ser preso pela polícia e acusado de "ultraje" ao Presidente José Eduardo dos Santos.
Em causa estava a impressão pelo ativista de camisolas que deveriam ser utilizadas na manifestação de 19 de setembro, e em que José Eduardo dos Santos era apresentado como "ditador repugnante".
Após dois meses de detenção, o menor viria a ser libertado em novembro, aguardando a marcação do seu julgamento.
A Lusa tentou obter um comentário da porta-voz da Polícia Nacional angolana, mas o comissário Aristófanes dos Santos esteve sempre indisponível. (Notícias ao Minuto)

Notas do Papa Açordas: Angola é da família Dos Santos e de mais meia dúzia de galifões... O resto, é povo que leva porrada e bico calado...

Sem comentários: