quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Relvas, recebido com protestos em conferência da TVI, foi-se embora sem discursar

-
Estudantes e activistas pedem demissão do ministro, em conferência em Lisboa. Governo diz que "nunca se deixará condicionar por acções de natureza semelhante".

Foi ao som de gritos de “demissão!” e “para os bancos só milhões, para o ensino só tostões!” e apupos de dezenas de alunos que o ministro Miguel Relvas foi recebido nesta terça-feira à tarde no ISCTE, em Lisboa.

No auditório onde Miguel Relvas deveria encerrar a conferência sobre o futuro do jornalismo, organizada pela TVI para assinalar os 20 anos da estação, cerca de uma centena de alunos levantou-se assim que o ministro entrou na sala e fez um barulho ensurdecedor, empunhando cartazes e uma enorme faixa que não se tinham ainda visto. “Bolsas sim, propinas não! Este Governo não tem educação!”, gritou-se repetidamente. Quando os gritos acalmaram, ouviu-se uma pergunta: “Vieste às aulas hoje?”.

O pivot da TVI Pedro Pinto, que moderava um debate, apelou à calma e pediu para que a assistência deixasse a administradora da TVI Rosa Cullell encerrar a conferência. Quando Miguel Relvas subiu ao palco para falar, o ruído ensurdecedor voltou. O ministro esperou uns minutos, de sorriso aberto no rosto, mas depois desistiu. Desceu do palco, rodeado por seguranças, cumprimentou os responsáveis da TVI e da Media Capital que se encontravam na primeira fila e saiu. Sempre ao som de frases como “Dói a propina! Dói a propina!”, “Está na hora, está na hora de o Governo ir embora!” e ainda “Estudantes unidos jamais serão vencidos!”.

Já fora do auditório, Miguel Relvas tentou sair por diversas portas do edifício, mas as saídas estavam barradas por grupos de estudantes, que também fizerem uma espera ao ministro junto aos automóveis da sua comitiva. Na rua ouviu-se Grândola, Vila Morena, que nos últimos dias tem sido a banda sonora de protesto contra o Governo – foi no debate quinzenal no Parlamento, na segunda-feira num debate em V.N. Gaia onde Relvas era o convidado, e voltou a ser agora no ISCTE.

Notas do Papa Açordas: Parabéns aos estudantes!... É fantástico o que eles fizeram e vão continuar a fazer: desmascarar este pseudo governo de incompetentes e irracionais do PSD e do CDS!...

Sem comentários: