sábado, 2 de fevereiro de 2013

Rajoy garante que nunca recebeu “dinheiro negro”

-
Primeiro-ministro espanhol vai tornar pública a declaração de rendimentos para negar a existência de um sistema de contabilidade paralela no PP.

O primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, negou neste sábado ter recebido dinheiro “por baixo da mesa” e anunciou que vai tornar pública a declaração de rendimentos, respondendo assim às notícias do jornal El País que o colocam numa lista de beneficiários de pagamentos ocultos, não declarados ao fisco.

“Nunca recebi nem distribuí dinheiro negro [o que os espanhóis chamam ao dinheiro pago 'à parte' para não ser sujeito a impostos]. Nem neste partido, nem em nenhum sítio”, disse numa declaração lida perante a direcção do Partido Popular, de direita, do qual ele é presidente. “É falso.”

Foram estas as primeiras explicações do chefe do Governo sobre registos contabilísticos de Luis Bárcenas, ex-tesoureiro do PP, que começaram a ser publicadas pelo El País na quarta-feira. O jornal reproduziu vários documentos contabilísticos que alegadamente provam que terá havido uma contabilidade paralela no Partido Popular. Durante duas décadas isso permitiu aos dirigentes beneficiar de dinheiro recebido de donativos empresariais ilegais.

Rajoy insistiu em qualificar como “infâmias” as acusações de corrupção de que toda a cúpula do seu partido está a ser alvo desde que Bárcenas começou a ser alvo de investigação no chamado "caso Gürtell", uma extensa trama de corrupção e enriquecimento ilícito que envolveu comunidades autonómicas governadas pelo PP. “Ganhava mais dinheiro na minha profissão do que ganho na política. Não vim para a política para ganhar dinheiro”, disse Rajoy.

Os documentos do ex-tesoureiro do PP mostram que Rajoy terá recebido, desde 1997, cerca de 25 mil euros por ano, para além do seu salário oficial. Na lista de Bárcenas surgem também, entre outros, os nomes de Rodrigo Rato, Jaime Mayor Oreja, Francisco Álvarez-Cascos, Javier Arenas, Ángel Acebes e Dolores de Cospedal, actual secretária-geral do PP.

Notas do Papa Açordas: Desde quando é que o "dinheiro negro" entra na declaração de rendimentos (IRS), sr. Rajoy? É melhor arranjar outra desculpa...

Sem comentários: