terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Eurogrupo vai "estudar problemas" potenciais de aumento dos prazos dos empréstimos a Portugal

-
Vítor Gaspar pediu mais tempo para pagar os empréstimos de Portugal e diz que recebeu "afirmações de apoio e suporte" dos parceiros.

Os ministros das Finanças da zona euro aceitaram nesta segunda-feira estudar a possibilidade de prolongar os prazos fixados para o reembolso dos empréstimos do fundo europeu de estabilidade financeira (EFSF) a Portugal, na linha do que acordaram em Novembro para a Grécia.

A promessa, por enquanto sem detalhes, foi feita a pedido do ministro português, Vítor Gaspar, que argumentou com o facto de Portugal estar a cumprir as metas de consolidação orçamental com que se comprometeu no programa de ajustamento que acompanha os empréstimos europeus. Esta posição foi concertada com o ministro irlandês das finanças, Michael Noonan, que reivindicou o mesmo tratamento.

Segundo Gaspar, o pedido recebeu "afirmações de apoio e suporte" dos parceiros.

Jean-Claude Juncker, que nesta segunda-feira presidiu pela última vez ao eurogrupo depois de oito anos no cargo, limitou-se por seu lado a afirmar que os 17 ministros pediram à Comissão Europeia e ao grupo de trabalho que prepara as suas reuniões mensais para "estudarem todos os problemas relacionados com a extensão das maturidades" dos empréstimos do EFSF a Portugal e Irlanda. No caso de Portugal, estes empréstimos ascendem a 26 mil milhões de euros do total de 78 mil milhões do programa de ajuda externa.

Gaspar repetirá o pedido nesta terça-feira à totalidade dos 27 ministros das Finanças da União Europeia (UE) para a fatia no valor de outros 26 mil milhões de euros que é assegurada pelo Mecanismo Europeu de Estabilidade Financeira (EFSM) garantido pelo orçamento comunitário. O resto da ajuda externa a Portugal é fornecido pelo FMI.

Notas do Papa Açordas: Irra  que são burros! Há muito que o PS vinha sugerindo ao desgoverno para pedir mais tempo e, só agora, o fizeram... É altura para perguntar se o desgoverno ainda mantém a desculpa: ..."pedir mais tempo é pagar mais juros..."

1 comentário:

C Valente disse...

mudam as moscas fica a m....
Saudações amigas