segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

BE: défice de 5% e concessão da ANA são "propaganda" do Governo num país que se "afunda"

-

A coordenadora do Bloco de Esquerda (BE) disse hoje em Leiria que “o Governo anda muito contente com o défice e a ida aos mercados”, que são “instrumentos de propaganda” num país cuja economia “continua a afundar-se”.
O défice de 5% “que se conseguiu com a concessão da ANA [Aeroportos de Portugal] é um malabarismo e contabilidade criativa” e a ida aos mercados “foi uma venda combinada com grupos de bancos”, sublinhou Catarina Martins, durante uma sessão pública na qual se discutiu um “Governo de Esquerda”.
A bloquista sustentou ainda que “a queda dos juros não teve nada a ver com o prémio pela austeridade”, mas sim com “a garantia dada pelo Banco Central Europeu de que não existiam calotes nos países da zona euro que estão sob assistência financeira e que impôs as mesmas condições que a ‘troika’.
A coordenadora do BE, que partilha a liderança do partido com João Semedo, lembrou que “o contentamento do Governo” contrasta “com a vida dos portugueses”, com a existência de “800 novos desempregados todos os dias” e com o facto de “metade dessas pessoas que a austeridade enviou para o desemprego não terem qualquer apoio do Estado”.
Catarina Martins reforçou a ideia de que empréstimo da ‘troika’ é “um programa político” e definiu o Governo como “um autêntico homem de negócios dos mercados financeiros”, salientando que o “relatório do Fundo Monetário Internacional foi encomendado, servindo de mais uma peça de propaganda que apenas diz que as despesas sociais são caras e é preciso liberalizar a economia”.
A responsável do BE frisou ainda acreditar que o futuro do partido passa por “estar presente na mobilização do coletivo em ações de protesto e que visam proteger os que estão mais em baixo, sem qualquer objetivo de controlar os movimentos ou que estas organizações sirvam de apêndice do bloco”.
No seu entender, é preciso “ir à luta e disputar esse espaço político de descontentamento”.
Catarina Martins lembrou que se aproxima “uma grande jornada, a 02 de março, com a [manifestação] ‘Que se Lixe a ‘troika’”, convocada nas redes sociais.
Notas do Papa Açordas: É preciso desmascarar este desgoverno, que só nos trás desilusões...

Sem comentários: