quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

72% não conseguem pagar as contas no fim do mês

-

Em meados de 2012, três em cada quatro portugueses (72%) chegavam ao final do mês com a conta a zeros e sem conseguir pagar as contas todas. Esta realidade irá agravar-se neste ano com a subida dos impostos.
A crise está cada vez mais a afetar o dia a dia das famílias e 2013 ameaça ser um ano particularmente difícil por causa do corte que o IRS vai impor ao rendimento disponível. O mais recente relatório "Think", da TNS Global, observava que 72% dos portugueses diziam ter dificuldade em chegar ao final do mês com todas as contas pagas. Neste conjunto, cerca de um quarto afirmava que o salário nunca chegava, enquanto 48% admitiam que vivem esta sensação de "muito mês para tão baixo ordenado" apenas de vez em quando.
Estes dados reportam-se a maio de 2012 e já na altura refletiam um agravamento face à situação observada em 2009, quando 64% das famílias afirmavam não ter rendimento suficiente para fazer face a todos os encargos mensais.
De então para cá, os portugueses foram confrontados com uma forte subida do IRS e com uma nova sobretaxa de 3,5% deste impostos. O IMI só chegará em abril. Somado o efeito daquelas duas subidas do IRS, as famílias chegarão ao final do ano com o equivalente a menos um ordenado na carteira.
Parte do efeito do agravamento fiscal será atenuado com os duodécimos, mas a antecipação dos subsídios em frações mensais - imposta pelo Governo - irá fazer com que neste ano os portugueses não possam contar com a "folga" financeira extra que lhes caía na conta no verão e antes do Natal. A esta perspetiva anual junta-se a realidade mensal. É que o atraso na publicação da lei que estende ao setor privado os duodécimos impediu que muitas empresas pudessem pagar já em janeiro o primeiro doze avos dos 13.0 e 14.0 meses. Ao mesmo tempo, tiveram de avançar já com a aplicação das novas taxas de retenção na fonte, porque as tabelas já estavam em vigor quando processaram os salários.
Notas do Papa Açordas:   Parece até que só a classe política não tem dificuldades em pagar as contas ao fim do mês... E, como se diz no artigo, em 2013 ainda vai ser pior!... Não acham que temos que aproveitar as eleições autárquicos para dar um cartão amarelo ao desgoverno, já que o vermelho, vai ser apresentado nas legislativas?... Contem comigo!...

Sem comentários: