domingo, 27 de janeiro de 2013

Seguro diz que governo continua a esconder contrato de concessão da ANA

-

O secretário-geral do PS, António José Seguro, disse hoje em Tavira que o Governo está esconder o contrato de concessão da ANA – Aeroportos de Portugal e exigiu conhecer a cláusula relativa às taxas aeroportuárias.
Num discurso perante militantes e simpatizantes socialistas num almoço realizado no concelho algarvio, António José Seguro relacionou esta cláusula do contrato de concessão da ANA com o Turismo e com uma eventual perda de atratividade do país caso as taxas aeroportuárias não tenham um limite de aumentos.
“Não compreendo como é que o Governo continua a esconder o contrato de concessão da ANA. A ANA aeroportos tem o monopólio dos aeroportos em Portugal e queremos conhecer o que está na cláusula relativa às taxas aeroportuárias, por uma razão muito simples, é que se não houve uma cláusula que limita o aumento dessas taxas, significa que o detentor desse monopólio pode aumentar as taxas como e quando entender e da forma como quiser”, afirmou.
António José Seguro sublinhou que “os destinos turísticos estão muito ligados à qualidade e ao preço e, se aumentarem os custos das aerotransportadoras e dos aviões, isso significa que procurarão outros destinos mais apelativos”.
Antes do almoço, o dirigente partidário reuniu-se com empresários do Turismo do Algarve e, após o encontro, manifestou “o compromisso” de descer o IVA na restauração de 23 para 13 por cento “se merecer a confiança dos portugueses” e o PS for Governo.
“O IVA na restauração é das medidas mais estúpidas que este governo tomou, porque em vez de trazer mais dinheiro para o Estado, faz com que fique com menos dinheiro”, disse, frisando que o Estado acaba por perder com os restaurantes que fecham e não pagam e com os subsídios de desemprego que têm depois de pagar.
Notas do Papa Açordas:  O aumento do IVA na restauração é uma das coisas mais estúpidas que este desgoverno fez. Basta verificar o fecho de centenas de restaurantes com o consequente aumento do pagamento do subsídio de desemprego. Caso curioso é que, mesmo com o aumento do IVA na restauração, na  electricidade e no gás, a colecta diminuiu 2%  em 2012...

Sem comentários: