terça-feira, 14 de setembro de 2010

Portugal com a quarta maior taxa de desemprego da OCDE

-
A taxa de desemprego nos 33 países da OCDE manteve-se em Julho nos mesmos 8,5 por cento registados em Junho, depois de em Maio ter atingido o seu máximo histórico, de 8,6 por cento, o que representa mais 13,4 milhões de pessoas do que em Julho de 2008.
-
Estes valores significam que naquele mês a taxa de desemprego no conjunto dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) continuava próxima dos máximos do pós-guerra, havendo então oficialmente 45,5 milhões de desempregados, o que representa mais 13,4 milhões de pessoas do que dois anos antes – antes do início da crise financeira e económica internacional.
-
Portugal, com 10,8 por cento, tinha a quarta taxa mais elevada da Organização, a seguir à Espanha (20,3 por cento), Eslováquia (15,0%) e Irlanda (13,6%). A Coreia do Sul (3,7%) e a Áustria (3,8%) tinham as taxas mais baixas.
-
Estes valores estão corrigidos da sazonalidade e harmonizados para efeitos de comparação internacional.Este valor relativo a Portugal é coincidente com o do Eurostat, estando um pouco acima dos 10,6 por cento calculados pelo INE para o segundo trimestre. Mas, seja qual for a fonte, trata-se também de um máximo histórico.
-
Notas do Papa Açordas: Claro que estes números não estão correctos, a realidade do desemprego é muito superior... Mas são os que convém ao Sócrates...
-

1 comentário:

Anabela Jardim disse...

É horrível essa situação. aqui no Brasil, quando eu procurava pelo meu primeiro emprego, a situação era parecida. felizmente hoje para quem tem qualificação, as coisas estão melhores.