segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Bagão Félix não tem dúvidas: FMI está cada vez mais perto de entrar Portugal

-
Bagão Félix acredita que a entrada do Fundo Monetário Internacional (FMI) em Portugal é cada vez mais inevitável. Em entrevista ao "Diário Económico", o antigo ministro das Finanças e do Trabalho, acusou José Sócrates de falta de vontade em chegar acordo para “aprovar” o orçamento de Estado 2011. “Faz excelentemente o papel de vítima e achará que até lhe dá benefícios”, comenta. Sobre o ponto das deduções que tem dividido o PS e o PSD, Bagão Félix é concludente: “O primeiro-ministro não consegue tratar os mercados como parolos, mas trata os portugueses como pacóvios.” Segundo o ex-ministro, José Sócrates não compreende a diferença entre benefícios fiscais e deduções. No entanto, admite que o PSD está a agarrar-se a uma “questão concreta”, quando o ponto principal não são as deduções, mas um novo “aumento de impostos”.
-
O gestor acusa José Sócrates e Teixeira dos Santos de terem mentido no défice do ano passado. “Em Julho do ano passado fiz contas e extrapolei um défice de 9%. É difícil perceber como é que o governo teimou num valor de 5,6 ou 5,4%”, comenta. Bagão Félix ainda não fez contas para 2010, mas acredita que a entrada do FMI em Portugal é um cenário cada vez mais provável e “é capaz de ser o menor dos males”. A pouca sensibilidade social do FMI assusta o ex-ministro, que admite que o FMI permitiria ao país ganhar eficiência, mas iria perder “o sentido humanista e social que a política deve comportar”.
-
Notas do Papa Açordas: Infelizmente, Bagão Félix está certo naquilo que vaticina para a economia portuguesa, enquanto o sr. Zé Pinto de Sousa vive num país cor de rosa... Vejamos até quando...
-

Sem comentários: