domingo, 12 de setembro de 2010

Advogados oficiosos processam Estado por atrasos no pagamento de honorários

-
Os advogados oficiosos processaram o Estado por causa dos atrasos no pagamento dos honorários, que estão por processar desde Abril, anunciaram hoje em comunicado.
-
“Os advogados que exercem no âmbito do Acesso ao Direito colocaram o Estado em Tribunal com o objectivo de verem pagos os honorários que se encontram em atraso desde pelo menos o mês de Abril”, lê-se na nota.
-
De acordo com o comunicado, estão nessa situação “cerca de 9100 advogados”.
-
Contactada pela agência Lusa, a advogada oficiosa Mafalda de Oliveira garantiu que vão avançar com o processo “independentemente das notícias que possam sair sobre intenções de pagamentos ou de eles se efectivarem ou não porque, em princípio, não vão ser feitos todos”.
-
Queremos marcar uma diferença relativamente àquilo que tem sido feito em relação a nós, que são promessas não cumpridas, quer a nível de regularização de honorários, quer a nível de outras questões administrativas relativamente à aplicação legislativa”, explicou.
-
Mafalda de Oliveira disse ainda que tem por “experiência adquirida que os pagamentos, a verificarem-se, não vão ser feitos a todos”.
-
“Deviam ter sido regularizados em Julho. Estamos em Setembro e continuamos na mesma situação”, acrescentou a advogada, sublinhando que esta é uma situação “que dura há anos”.
-
“Não temos qualquer tipo de apoio. Não há respeito, não há reconhecimento do nosso trabalho, nem do nosso investimento pessoal”, ressalvou.
-
Nota do Papa Açordas: O Estado não é o caloteiro principal, esse papel é do triste (des)governo que temos... Não basta dever aos advogados, senão ainda os enganar sobre a data de pagamento...
-

1 comentário:

Anónimo disse...

E tudo isto com a passividade e até protecção do Bastonário.
O tal que comenta tudo o que aparece com gritos e indiganação, excepto o facto de o Governo ir acumulando dívidas aos advogados.
Uma vergonha.