domingo, 6 de dezembro de 2009

Sara Ocidental: O novo Timor

-
Activista sarauí denuncia governos Espanhol e Marroquino
“Estão a empurrar-me para a morte”
-
Depois de 22 dias de greve de fome, e a ingerir apenas água com açúcar, a activista para a independência do Sara Ocidental Aminatu Haidar pode estar a dias, ou até mesmo horas, de ver o seu estado de saúde deteriorar-se de forma irreversível. Os avisos dos médicos não foram seguidos de palavras animadoras do executivo espanhol. “Deve prevalecer o interesse geral”, disse o primeiro-ministro.
-
“Volto a dizer, o Governo de Espanha é cúmplice de Marrocos e ambos os governos querem empurrar-me para a morte”, denunciou Haidar.
-
A activista recorreu à greve de fome como protesto contra a proibição de um regresso a casa, e aos seus filhos, imposta por Marrocos – de onde foi expulsa no dia 14 de Novembro, depois de ter assinado um documento em que escrevia “Sara Ocidental” no espaço reservado à nacionalidade, quando voltou de uma viagem ao estrangeiro. Haidar foi detida, interrogada, privada de telefones e passaporte, e forçada a voar até Lanzarote, onde se encontra desde então.
-
O actor Guillermo Toledo, porta-voz da Plataforma de Apoio a Aminatu Haidar, afirmou ao PÚBLICO por telefone que “o seu estado é muito crítico”. Apesar disso, a suspensão do protesto está fora de causa. “Ela é radical. E a greve é a sua única forma de pressão.
-
”Pressão é o que não tem existido por parte dos responsáveis de Madrid face aos seus homólogos de Rabat, acusa Toledo, que está há semanas no aeroporto de Lanzarote, a acompanhar Haidar. “Espanha podia fazer como o Governo sueco, que assegura a presidência da União Europeia, e dizer que, se algo acontecer a Aminatu, a entrada de Marrocos na UE será vetada.”
-
Notas do Papa Açordas: E o governo português, tão amigo da liberdade, está caladinho como um rato... O Sara Ocidental é um território que foi ocupado por Marrocos, quando os espanhóis o abandonaram... Tal como aconteceu em Timor...
-

3 comentários:

lusibero disse...

COMPADRE , estou com problemas de saúde e por isso não tenho comentado. Tenho dificuldade em escrever. Depois volto para comentar, porque as visitas posso fazê-las
ABRAÇO DE LUSIBERO

Compadre Alentejano disse...

Lusibero:
Que esses problemas de saúde acabem depressa, são os meus desejos.
Muita saúde e um abraço
Compadre Alentejano

Quint disse...

"A entrada de Marrocos na UE será vetada"? - desde quando é que Marrocos pertence à União Europeia para isto ser sequer considerado como possibilidade?