segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Portugal: "Rating" sempre a descer devido à maior deterioração das finanças públicas

-
Depois da Moody's
Standard & Poor's baixa avaliação das finanças públicas portuguesas

-
A agência de notação financeira Standard & Poor’s piorou hoje a avaliação da dívida pública portuguesa de “estável” para “negativa”, devido à elevada deterioração das finanças públicas e aponta para 8 por cento o défice orçamental em 2009.
-
“A revisão do outlook reflecte a nossa perspectiva do aumento do potencial para uma diminuição do rating devido à maior deterioração das finanças públicas de Portugal do que a que esperávamos, incluindo um esperado rápido aumento da taxa de dívida publica em percentagem do PIB (Produto Interno Bruto) para mais de 90 por cento em 2011”, afirmou o analista de crédito da agência Kai Stukenbrock, em comunicado.
-
A agência considera ainda que as debilidades estruturais e a elevada alavancagem da economia portuguesa, aliadas à fraca competitividade externa, devem manter o crescimento económico em níveis baixos, o que, por sua vez, “tornará a consolidação orçamental ainda mais difícil nos próximos anos”.
-
A Standard & Poor’s estima também que o défice orçamental português atinja os 8 por cento em 2009, um valor que se deve manter em 2010, porque “o Governo estará relutante em iniciar esforços de consolidação significativos enquanto a recuperação económica não for mais forte”.
-
Notas do Papa Açordas: Num (des)governo de cinzentões, não admira que tenhamos um dos piores ministros das Finanças da UE... Está mais que provado que, com esta gente, não vamos lá... O défice será sempre grande, e o país afundar-se-á mais depressa...
-

1 comentário:

Pata Negra disse...

A culpa é da crise, se não fosse o governo isto estaria muito pior - e assim vão convencendo. Um dia mau é da crise, um dia bom foi o governo. Um dia virão outros tomar a culpa a estes e depois virão estes novamente tomar a culpa aos outros. Até um dia em que se tenha que por uma tábua em cima do passado e todos voltem a ser inocentes.
Portugal?! Ai Portugal!
Um abraço enquanto os pudermos dar