segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Alemanha: impõe tecto salarial aos gestores dos bancos intervencionados e, em Portugal?

Alemanha:t-
Remunerações dos gestores limitadas a meio milhão
Governo alemão impõe tutela da política de negócios a bancos que recorram a plano de salvamento

-
O Deutsche Bank, maior banco privado alemão, anunciou que não precisa de ajuda do Estado. Os bancos que recorrerem ao plano de salvamento do Governo alemão terão de aceitar intervenções na política de negócios e de remunerações dos gestores, e pagar taxas por garantias ou injecções de capital, foi hoje anunciado em Berlim.
-
Os salários dos gestores dos bancos intervencionados serão limitados a 500 mil euros por ano, e não serão pagos bónus nem dividendos, confirmou hoje na capital alemã o porta-voz do Ministério das Finanças, Torsten Albig, após uma reunião do executivo para aprovar os pormenores da execução do plano de resgate.
-
O plano, aprovado em tempo recorde na semana passada pelas duas câmaras legislativas e ratificado pelo Presidente da República, ascende a 480 mil milhões de euros, dos quais 400 mil milhões para garantias bancárias e 80 mil milhões de euros para empréstimos a bancos em dificuldades.
-
Estas verbas serão retiradas de um Fundo de Estabilidade dos Mercados Financeiros constituído com a fortuna do Bund (Federação Alemã), não afectando assim o Orçamento do Estado.
-
Nota do Papa Açordas: O governo português também vai impor um tecto salarial aos gestores dos bancos que recorrerem às garantias estatais? Este governo não tem "tomates" para isso, e a corrupção está bem e recomenda-se, como diz Cravinho...É esta, uma das diferenças entre um país do primeiro e um do terceiro mundo...
-

Sem comentários: