quarta-feira, 28 de maio de 2008

MNE quer endereços em inglês

Contas iguais para todos passam a acabar em @foreignministry.pt
MNE passa a usar endereços de e-mail em inglês e os diplomatas não estão contentes

-
A diplomacia portuguesa vai passar toda a ter um endereço electrónico em inglês. Ao nome de cada diplomata seguir-se-á a fórmula @foreignministry.pt. A opção pelo inglês está a ser criticada dentro do próprio Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE).
-
Agora, multiplicam-se os domínios de e-mail usados pelos diplomatas de carreira. Se o profissional estiver em Lisboa, o seu e-mail terminará em @mne.gov.pt, como o de qualquer outro funcionário. Mas se, de repente, for colocado no Afeganistão passará, a usar @wanadoo.fr. Na Alemanha usará @lissabon.diplo.de, em Angola @mail.telepac.pt, na Arménia @tin.it, no Bangladesh @yahoo.com ou @free.fr.
-
A mudança foi proposta pelo departamento informático do MNE, que quis uniformizar os e-mails de todo o corpo diplomático para evitar que os funcionários mudem de endereço electrónico sempre que são enviados para um novo país. Vários diplomatas em Lisboa já receberam as moradas.
-
Nas últimas semanas, a aprovação formal destas mudanças pelo secretário-geral do MNE, Fernando Neves, tem sido ridicularizada por muitos diplomatas e foi também duramente criticada em reuniões a nível de director-geral. Com os novos e-mails, pode-se imaginar três diplomatas, um em Lisboa, outro em São Tomé e Príncipe e um terceiro em Brasília, todos a trocar, em português, moradas de e-mail que acabam em foreignministry.pt.
-
Notas do Papa Açordas: Depois de nos obrigarem a aceitar um acordo ortográfico, que é uma vergonha para a verdadeira língua portuguesa, vem agora o MNE, obrigar os diplomatas a aceitar este aborto...Tenham vergonha, e usem (bem) a nossa língua...

1 comentário:

Anónimo disse...

Deve ser para mostrar que "sabemos" ingalês e, assim, estarmos mais perto da Europa.(Não consigo imaginar razão mais válida para nos aproximarmos...)
M