sábado, 31 de maio de 2008

BPN

Denúncias apontam para eventuais situações de gestão danosa
Quadros superiores do BPN entregaram às autoridades queixas contra o banco

-
Autoridades analisam situação do banco num momento em que a instituição prepara mudança na liderança. O Banco de Portugal (BdP), a Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) e o Ministério Público receberam nas últimas semanas denúncias contra a Sociedade Lusa de Negócio (SLN) e o Banco Português de Negócios (BPN).
-
O PÚBLICO sabe que as participações, apesar de não estarem identificadas pelos denunciantes, foram feitas por quadros superiores do BPN e em causa estão alegados actos de gestão danosa, envolvendo investimento de clientes, e a promiscuidade entre interesses accionistas e negócios do grupo.
-
O aparecimento destas denúncias, confirmadas pelo PÚBLICO junto das autoridades, surgem num momento em que o grupo SLN está a atravessar uma luta accionista pelo controlo da gestão e que, em Fevereiro, face à contestação de alguns accionistas, levou à saída do seu antigo líder, José Oliveira e Costa, que foi substituído por Abdool Vakil.
-
Notas do Papa Açordas: É pena que um banco destas dimensões esteja a causar tanta preocupação aos seus depositantes, a par do que acontece com o BCP...o BdP estará a dormir?...

Sem comentários: