sábado, 17 de maio de 2008

Oftalmologia: Programa de choque para combater listas


Espera máxima de cinco meses
-
Em Julho de 2009, um doente não vai aguardar mais do que seis meses por uma consulta de oftalmologia e de cinco meses por uma operação. Este é o resultado esperado de um programa de choque que o Ministério da Saúde apresentou ontem para combater as listas de espera nesta especialidade. Contudo, a tutela admite que estas metas não serão para todos, ficando de fora destes objectivos 15 por cento dos inscritos.
-
O tempo mais provável para um utente ser chamado [‘mediana’] será de quatro meses nas consultas e de três meses nas cirurgias (hoje é de 3,8 meses).
-
A solução, que arranca em Julho, apresentada pela ministra Ana Jorge, passa por colocar todos os hospitais públicos a ‘produzir’ mais, pagando um valor adicional (cada administração decide como geri-lo e fica a seu cargo contratar mais profissionais, se necessário).
-
Notas do Papa Açordas: Estas medidas só foram tomadas, graças aos esforços dos autarcas que mandaram munícipes seus a Cuba. A ministra de Manuel Alegre teve vergonha e, toca a fazer um plano de emergência...De qualquer modo é positivo.

Sem comentários: