sexta-feira, 23 de maio de 2008

GALP ? NÃO, OBRIGADO.

Bastou algum nervosismo para que a GALP tivesse metido os pés pelas mãos e recuado num aumento de preços, num processo rocambolesco em que veio informar que houve um erro de comunicação. Alguém acredita que na petrolífera há erros de comunicação que dão lugar a aumentos de preços, e a toda uma operação de alteração das bombas?
-
Este processo só mostrou a forma como os preços estão a ser aumentados, cada vez que o preço do crude aumenta nas bolsas as petrolíferas encaixam milhões actualizando o valor dos seus stocks. Isto é, as petrolíferas antecipam os aumentos dos preços das matérias-primas que ainda não adquiriram obtendo lucros adicionais. As petrolíferas financiam-se à custa dos consumidores, quando compram o crude mais caro já têm o dinheiro pois os consumidores já lhes pagaram os combustíveis tendo em conta os novos preços.
-
Da Barbearia do Senhor Luís veio o desafio ao boicote aos combustíveis da GALP solução que tem o meu apoio. Está na hora de dizer ao presidente da GALP e aos seus accionistas que os portugueses estão fartos, que está na hora de a empresa ganhar quando os preços descem e voltar a ganhar quando os preços sobem.
-
Não esperamos pelo relatório da Autoridade da Concorrência que desde que existe nada fez, nem neste nem em nenhum sector, está na hora de reagir aos abusos. (O JUMENTO)

2 comentários:

Anónimo disse...

O mundo sabe, e a prova é que todas as fabricas de automoveis tem um veiculo que vai consumir a energia do futuro H2, então é muito simples rapaziada, há que facturar em grande até por os tugas a mijar pra dentro dos depositos para irem trabalhar,
ou será que pela primeira vêz em Ptugal vai aver uma revolução dos portugueses, pelo facto da promoção á MISÉRIA dos tuguinhas, não não vai haver, porque quem manda são os europeuzões e não os europeuzinhos. imaginem só quando se diz que agora os monumentos que os tuguinhas fizeram no tempo dos escravinhos agora são monumentos unescadinhos e não dos tuguinhas.

aí se os portuguses pudessem realmente fazer uma revolução á D. A. H´s

pvnam disse...

Projecto de Interesse Nacional

---» Toda a gente sabe que existe muito 'boa gente' que se infiltra nos governos... com o objectivo de realizar negociatas para amigos.
---» Os infiltrados são difíceis de controlar... no entanto... a sociedade civil pode (e deve) controlar as negociatas!

---» De facto, o conceito «Projecto de Interesse Nacional» não pode servir apenas para que amigos... tenham acesso a áreas protegidas (vulgo reservas naturais)!
---» Isto é, COMBATER A ROUBALHEIRA deve ser considerado um Projecto de Interesse Nacional!




UM EXEMPLO: o preço da gasolina

Em 2002 um barril de petróleo custava 70 dólares , o que equivalia, grosso modo, a 77 Euros; hoje ele custa (cerca de) 120 dólares - o que equivale, sensivelmente, a 77 Euros!
No entanto, se compararmos o preço da gasolina em 2002... com o preço da gasolina de hoje...

---» O combate contra os especuladores deve ser feito, não através de acções conjunturais (um exemplo: a manifestação corporativa dos pescadores...), mas sim, através de acções estruturais; um exemplo: a sociedade civil não pode permitir que os bens de primeira necessidade fiquem à mercê de especuladores... consequentemente... as refinarias devem ser NACIONALIZADAS!
---» De facto, em oposição aos lucros escandalosos dos especuladores, com uma gestão pública adequada, será possível que as refinarias dêem LUCRO (sim lucro!)... mesmo que... exista uma redução substancial no preço da gasolina!


P.S.
Eu já disse isto 'n' vezes: os montes de idiotas úteis que andam por aí, que abram os olhos duma vez por todas: o CAOS... proporciona oportunidades que os Capitalistas Selvagens adoram aproveitar...