quarta-feira, 28 de maio de 2008

Combustíveis: Queda no consumo afecta receitas fiscais

Queda no consumo afecta receitas fiscais
Receita do IVA está a ser afectada pela fraca procura de combustíveis
-
A receita total de IVA arrecadada pelo Estado com a venda dos combustíveis deverá ter estagnado ou estar em queda desde o início do ano.
-
À medida que os preços da gasolina e do gasóleo sobem, o IVA cobrado também sobe, mas como os operadores estimam que as vendas estejam a descer desde Janeiro, o efeito desta quebra compromete o aumento da receita.
-
De acordo com cálculos elaborados pelo PÚBLICO, o Governo pode estar a receber mensalmente menos oito por cento de receitas de IVA na venda de gasolina do que recebeu em Dezembro do ano passado, enquanto no gasóleo a tendência ainda será de crescimento, embora ligeiro, de 1,1 por cento.
-
Nos cálculos do PÚBLICO, considera-se que os níveis de consumo nos primeiros cinco meses do ano foram todos iguais aos de Janeiro, já que este é o único mês para o qual há dados oficiais disponíveis na Direcção-Geral de Geologia e Energia (DGGE). Contudo, apesar de resultarem ainda de estimativas informais, os vários números referidos para os meses seguintes são de quebra.
-
Notas do Papa Açordas: Ensinaram-me em pequeno que, quem tudo quer tudo perde, e é assim com o governo. Ao manter a sua teimosia em não baixar os impostos sobre os combustíveis, é lógico que haja um menor consumo e, consequentemente, uma menor receita. E que, mais cedo ou mais tarde, dará lugar a uma grave crise económica. Recorde-se que, dois terços do preço pago na bomba são impostos...apenas um terço é referente ao combustível...

2 comentários:

Anónimo disse...

http://fliscorno.blogspot.com/2008/05/receitas-de-iva-e-vendas-de-combustveis.html

RV

A. João Soares disse...

A redução do consumo de combustíveis é um sinal muito positivo. As pessoas têm de se habituar a poupar, escolhendo alternativas mais económicas. Os transportes públicos são uma alternativa lógica. Outra é a viagem de boleia combinada entre vizinhos e amigos que façam percursos semelhantes, ajudando nas despesas. è incompreensível ver na estrada a maioria dos carros apenas com o condutor: uma carro uma pessoa é um desperdício de recursos, e um crime pela produção de CO2!