terça-feira, 17 de setembro de 2013

Oposição junta-se para exigir demissão da ministra das Finanças

-
Maria Luís Albuquerque volta a estar sob fogo político por causa da aprovação de um swap da Estradas de Portugal.

O PS, o PCP e o BE voltaram a acusar a ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, de “faltar à verdade” no Parlamento sobre o seu grau de conhecimento dos swaps (contratos de cobertura de risco) e pedem a demissão da governante.

“Maria Luís Albuquerque não falou a verdade ao Parlamento. Uma ministra que está ferida eticamente não tem capacidade para continuar” no Governo, afirmou aos jornalistas Carlos Zorrinho, líder da bancada do PS, na Assembleia da República.

Os socialistas já tinham pedido a demissão da ministra alegando “razões políticas"; agora consideram que Maria Luís Albuquerque “tem condições diminutas” para exercer o cargo por razões éticas. Zorrinho aconselha, por isso, a ministra a “pôr a mão na consciência”, sobretudo numa altura em que o Governo português está em negociações com a troika.

Mais directo, o deputado comunista Paulo Sá reafirmou a exigência de demissão da ministra, que considera ter sido desmentida ontem pelo ex-presidente da Estradas de Portugal face ao que declarou em Julho no Parlamento. “[Maria Luís Albuquerque] tem mentido para esconder as suas responsabilidades nas perdas potenciais dos swaps”, afirmou o deputado do PCP.

Para Mariana Mortágua, do Bloco de Esquerda, a ministra deixou de ter “idoneidade e isenção política” para continuar a exercer o cargo. A deputada bloquista apela ao primeiro-ministro para que demita a ministra.

Notas do Papa Açordas: Que mais será preciso para levar esta senhora à demissão? É uma vergonha para todos nós ter esta senhora em ministra das Finanças...

Sem comentários: