segunda-feira, 29 de abril de 2013

Subsídio de férias em duodécimos é ilegal

-


Os especialistas em direito do trabalho estão de acordo quanto à ilegalidade da intenção do Governo pagar o subsídio de férias em parcelas. A lei estabelece que essa remuneração seja paga por inteiro, e em junho, recordam.

A intenção do Governo pagar o subsídio de férias em duodécimos (que começara a pagar como sendo o de Natal) é ilegal, defendem os advogados especialistas em direito do trabalho contactados pelo Expresso.

Paulo Santos cita o nº 2 do artigo 208, da lei nº 59/2008 para o justificar: "o trabalhador tem direito a um subsídio de férias de valor igual a um mês de remuneração base mensal, que deve ser pago por inteiro no mês de Junho de cada ano".

É ilegal quer para os trabalhadores da função pública, quer para os do regime privado, acrescenta Paulo Santos, já que o Código de Trabalho estabelece inclusivamente que esse subsídio "salvo acordo escrito em contrário", seja pago "antes do início do período de férias e proporcionalmente em caso de gozo interpolado de férias" (nº 3 do artigo 264).

Susana Afonso Costa é da mesma opinião. "A partir do momento em que há uma decisão do Tribunal Constitucional nesse sentido, os trabalhadores devem ser reembolsados de imediato", disse ao Expresso.

O Governo está obrigado a aplicar o regime geral, diz ainda Paulo Santos, "sem poder agarrar-se a nenhum argumento legal em sentido contrário ou a qualquer regime de exceção".
Para que o Governo concretize a sua intenção "terá de criar um diploma legal - seja avulso ou no Orçamento Retificativo - que o permita", considera por sua vez o advogado Luís Miguel Monteiro. Sem essa salvaguarda para 2013, e com base na decisão do TC, a verdade é que "está obrigado a reger-se pelo regime geral".
Para Susana Afonso Costa, ao insistir nesta proposta, o executivo de Passos Coelho está, no fundo, "a tirar partido da dilação natural que o momento presente proporciona, pagando como quer, já que os trabalhadores, mesmo contestando, não dispõem de nenhum mecanismo legal que lhes permita a recuperação imediata dos pagamentos em causa".(Expresso)
Notas do Papa Açordas: Este desgoverno onde mexe só faz merda...


Ler mais: http://expresso.sapo.pt/subsidio-de-ferias-em-duodecimos-e-ilegal=f802970#ixzz2RsHjSNkb

Sem comentários: