segunda-feira, 1 de abril de 2013

1 de Abril. Faz hoje dois anos que Passos prometeu que não iria acabar com 13º mês

-

Faz hoje dois anos que Passos classificou o corte do subsídio de férias como um “disparate”
“Já ouvi o primeiro-ministro dizer, infelizmente, que o PSD quer acabar com muitas coisas e também com o 13.o mês, mas nós nunca falámos disso e isso é um disparate.” A 1 de Abril de 2011, Pedro Passos Coelho, questionado pelos estudantes de uma escola de Vila Franca de Xira, classificou como um “disparate” uma medida que meses depois o governo aplicava - uma sobretaxa sobre os subsídios de Natal dos funcionários públicos. O corte no 13.o chegava no ano seguinte. José Miguel Júdice diz que a mentira “faz parte do ADN do político”, mas o presidente da JSD Hugo Soares sublinha que “uma ovelha não faz o rebanho”. O politólogo António Costa Pinto considera que os eleitores estão familiarizados com a cantiga: “A sociedade portuguesa já dá o desconto”.
“Votamos nos políticos que nos mentem e não nos que nos dizem a verdade. No fundo é a memória genética a funcionar”, explica Júdice. O ex-dirigente do PSD vê nos políticos uma versão pós--moderna dos feiticeiros que previam a chegada das chuvas. “Se falhassem, eram substituídos por outros que, mais uma vez, asseguravam que iam conseguir”. Era a garantia de que conseguiriam adivinhar a chegada da chuva que lhes assegurava essa espécie de eleição social. E, tal como em relação aos feiticeiros, “só um político suicida nos falará verdade antes de ser eleito”, considera o jurista. Porém, no caso do primeiro-ministro, Júdice admite que “fala verdade muito acima da média”.
António Costa Pinto reconhece que existe em Portugal uma “grande desconfiança em relação à classe política” e diz que os casos de políticos que falham no cumprimento da palavra “só agravam essa desconfiança” junto dos eleitores. Mas não há inocentes neste jogo de duas forças: “Os políticos sabem que estão a enganar, mas a sociedade também se habituou a que uma parte das promessas não seja cumprida”.
Quando Passos Coelho afastou a hipótese de cortar os subsídios, o PSD estava a dois meses de ser governo e os sacrifícios mais pesadas ainda estavam para chegar. Mas o primeiro-ministro garantia que “toda a austeridade” iria ser feita pelo Estado e não pelos portugueses” e que não seria necessário fazer “mais aumentos de impostos”. Até porque, escrevia Passos no seu livro Mudar, “o próprio aumento de impostos pode conduzir à contracção da actividade económica”.
Notas do Papa Açordas:  Ainda há poucos dias, Passos Coelho clamava na Assembleia da República que não estava habituado a "...dizer um dia uma coisa e no outro, outra!..." Pois não... Claro que as bancadas da oposição gozaram imensa com esta "posta de pescada"...

Sem comentários: